FISCALIZAÇÃO

Reclamações durante Black Friday caíram 62% no MA

O número representa uma redução de 62% em relação às denúncias do ano passado

Durante todo o período da promoção Black Friday, de sexta dia 25, até domingo dia 27, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) registrou 29 denúncias por meio do site, aplicativo e nas fiscalizações in loco. O número representa uma redução de 62% em relação às denúncias do ano passado.
Em 2015, 77 denúncias foram contabilizadas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no aplicativo do órgão. Para o presidente do Procon/MA, a redução no número de denúncias em 2016 é reflexo das constantes fiscalizações. “Antes e durante o período do Black Friday, nossa equipe fiscaliza sites e lojas a fim de coibir práticas abusivas como a publicidade enganosa e outras irregularidades nos preços divulgados. A participação dos consumidores por meio das denúncias, também é fundamental para o sucesso do trabalho, uma vez que o consumidor é o maior, melhor e principal fiscal das relações de consumo”, afirmou o presidente.
De 21 a 27 de novembro, os fiscais percorreram lojas de São Luís de olho nos preços oferecidos nas vitrines. Na sexta-feira (25), a equipe esteve nas lojas Americanas e Casas Bahia, no centro de São Luís, além de fiscalizar também o Mateus Supermercados, Lojas Americanas, Oi, Tim e C&A do Rio Anil Shopping. Durante a ação, os consumidores receberam orientação e puderam realizar reclamações na hora. A unidade das Lojas Americanas da Rua Grande foi autuada por falha na prestação de serviço, ao disponibilizar poucos caixas de pagamento, gerando longas filas de espera.
Além da fiscalização in loco, o Procon/MA também realizou um plantão de atendimento online 24h na sexta-feira. A unidade no Viva do Shopping da Ilha também esteve disponível para receber denúncias no sábado e domingo, das 13h às 19h. A maior parte das denúncias foi sobre publicidade enganosa.
O Black Friday é um dia promocional surgido no varejo dos Estados Unidos nos anos 1990, após o feriado do Dia de Ação de Graças, como forma de antecipar as compras de natal. A exemplo de outros países, o varejo brasileiro também passou a utilizar a estratégia de vendas nos últimos anos. Contudo, os consumidores têm frequentemente se queixado dos preços apresentados no Black Friday, sob suspeita de publicidade enganosa.
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