CULTURA

Nação Zumbi abre o BR-135

Uma das mais influentes e respeitadas bandas do Brasil, apresenta o show que celebra os 20 anos do álbum Afrociberdelia.

O BR-135 vai voltar a ocupar a Praia Grande com shows e intercâmbio de ideias sobre o mercado da música. O evento terá várias atrações e começa hoje, 24 e vai até próximo domingo, 26 de novembro. Quem faz a abertura do festival na noite hoje, é a banda Nação Zumbi. 
A Nação Zumbi, uma das bandas mais influentes e respeitada do Brasil está apresentando em várias cidades o show que celebra os 20 anos do lançamento do álbum Afrociberdelia e os 50 anos de Chico Science. Em março deste ano o grupo fez uma pré-estreia do show no Pelourinho.
O segundo e último álbum que Chico gravou com a Nação Zumbi, Afrociberdelia, marcou o encontro entre as músicas brasileira e africana, o rock, o rap e as revoluções digitais que deram nova cara ao mundo nos anos 1990.
Afrociberdelia foi lançado em junho de 1996, e em menos de um ano, a banda – e o mundo – perdeu Chico Science. Apesar do baque gigantesco, não foi o fim. “Quando fica a cicatriz, fica difícil de esquecer…”, mas a Nação Zumbi se reestruturou e soube se reinventar ano após ano, disco após disco.
Em São Luís espera-se que a banda formada por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão), Da Lua e Tom Rocha (alfaias) toquem composições que nunca saíram do repertório da banda, como Macô, Manguetown, Maracatu Atômico.
Além da Nação Zumbi, a banda paulista Liniker e os Caramelows e Di Melo são as principais atrações musicais deste ano. O evento terá ainda como convidados os artistas Bruno Batista (MA), DuSouto (RN) e Venga-Venga (SP), além de 15 shows de artistas e bandas locais e nacionais escolhidas entre mais de 300 inscritas de todo o Brasil.
O artista performático Liniker após mais de um ano circulando com o show que deu origem ao EP Verão, se despede dessa fase para dar início a um novo ciclo, o do lançamento de seu próximo álbum, que ocorre neste final de ano. Com canções de novos compositores da MPB, o show trata de humanidades e sentimentos que vão desde paixões e desamores cotidianos a questões de gênero e sexualidade. O cantor e compositor Di Melo vem a São Luís com o 2º álbum da sua carreira, Imorrível, lançado após 40 anos. 
Múltiplas linguagens
No Conecta Musica, a parte de intercâmbio de saberes do evento, que abrange palestras, oficinas e encontros entre artistas, produtores e jornalistas de várias cidades brasileiras, os participantes irão debater sobre arte, cidadania, música, cultura digital e jornalismo cultural. Entre os nomes confirmados estão Roberta Martinelli (TV Cultura e Rádio Eldorado), Alexandre Mathias (blog Trabalho Sujo), Marcelo Costa (blog Scream&Yell), Maurício Garcia (Virada Cultural SP), Júlio Barroso (Ocupa Minc RJ), Alexandre Rossi (Circo Voador RJ), Marcel Arêde (Amplicriativa) e Ricardo Rodrigues (Festival Contato).
“Além da música, nesta edição outras linguagens estarão nos palcos e na rua em um amplo painel de formas de expressão. Nossa ideia é mostrar que a estrada do festival está aberta para os artistas que resistem fora da indústria cultural tradicional”, explica Luciana Simões, realizadora do evento ao lado de Alê Muniz.
Fora do palco a arte também estará em exposição na feira criativa, que reunirá no entorno diversos pequenos negócios que representam a economia criativa relacionada ao mundo da música e ao universo dos shows de rua, como comércio de camisetas, brechó, foodtruck e cervejas artesanais.
Vivo Transforma
O Festival BR 135 e Conecta Música tem o patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma, que promove o desenvolvimento sustentável com iniciativas sociais, ambientais e culturais. Em cultura, o Vivo Transforma protagoniza e apoia projetos pautados na formação musical para jovens, na democratização do acesso à música e ao teatro, com ingresso solidário ou de baixo custo e também em iniciativas que utilizam mecanismos digitais como ferramenta para o desenvolvimento cultural e social.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias