ARTE E EDUCAÇÃO

Festival Maranhense de Teatro Estudantil

O evento começou dia 21 e segue com apresentações todas as tardes até essa sexta-feira (25), no Teatro João do Vale (Praia Grande)

Com os espetáculos “O servo da fé”, “Escravidão” e “A missão de Yasmin”, as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha (Areinha), Bandeira Tribuzzi (Jaracati) e Carlos Saads (Itaqui-Bacanga), respectivamente, marcaram presença no XX Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate).
O evento começou dia 21 e segue com apresentações todas as tardes até esta sexta-feira (25), no Teatro João do Vale (Praia Grande). A premiação dos vencedores acontecerá na próxima quarta-feira (30), no Cine Teatro da Cidade, na Rua do Egito (Centro de São Luís).
Há vários anos, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa do festival, levando escolas tanto da zona urbana, quanto da zona rural para o palco do teatro.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destaca a importância da escola em investir em ações voltadas para as artes possibilitando um desenvolvimento ainda mais saudável, equilibrado e de grandes resultados para os alunos.
“As oficinas de dança, capoeira, teatro e outras nas áreas de arte e cultura do Programa Mais Educação têm favorecido o desenvolvimento integral dos estudantes, que passaram a ter ainda mais compromisso e dedicação aos estudos”, frisa Moacir Feitosa.
Segundo o coordenador do XX Femate, o ator, diretor e produtor cultural Josimael Caldas, a participação das escolas da rede municipal tem sido efetiva e de grande relevância para o fortalecimento do evento a cada ano.
O professor Antônio dos Santos Teixeira, gestor da U.E.B. Carlos Saads, ressalta que diminuíram as faltas, na mesma proporção em que a disciplina e a responsabilidade com os estudos aumentaram.
“Tenho percebido nos últimos anos uma grande transformação no comportamento, disciplina, e consequentemente nas notas dos nossos estudantes que participam do Programa Mais Educação. Eles hoje são bem mais responsáveis”, assegura Antônio dos Santos.
Este é o segundo ano consecutivo que a U.E.B. Carlos Saads participa do Festival Maranhense de Teatro Estudantil.
Na plateia, assistindo aos espetáculos, estava a dona de casa Jacilene Cardoso Silva, mãe de Wallison Cardoso Silva, de 14 anos (8º ano), e Ademir Rufino da Silva Neto, 11 anos (6º ano).
“O Wallison gosta de representar e de cantar. Ele faz isso sempre em casa. E eu estou do lado dele sempre, apoiando no que ele precisa. Acho importante incentivar e acompanhar o meu filho, já que pra ele é a realização de um sonho”, conta Jacilene, que foi assistir ao espetáculo ao lado do filho mais novo, Ademir Rufino.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias