OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa: um alerta para o câncer

Campanha Outubro Rosa, que está sendo realizada em todo o país, chama a atenção para a doença que já atingiu cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo

A Organização Mundial da Saúde declarou o câncer como um problema de saúde pública, principalmente entre os países em desenvolvimento, dada a sua incidência sobre a população dessas nações. Entre eles, o câncer de mama já é o que mais aflige as mulheres, chegando a 25,2% de frequência e sendo o segundo com maior incidência no mundo, atingindo cerca de 1,7 milhão de pessoas, logo atrás do de pulmão, que atinge 1,8 milhão. Dados os números alarmantes, o mês de outubro foi escolhido em todo o mundo para ações de combate e prevenção à doença.
Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, este ano, 650 mulheres poderão ser acometidas de câncer de mama em todo o Maranhão, sendo 240 casos estimados apenas na capital, São Luís.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, são fatores de risco para histórico familiar de câncer de mama; sedentarismo; idade (de 50 a 69 anos); ausência de alimentação saudável; ingestão de anticoncepcionais; reposição hormonal após a menopausa; menstruação – mulheres que tiveram menarca precoce (antes dos 12 anos) ou tiveram a menopausa após os 55 anos têm um risco aumentado de câncer de mama.
Números no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, foram estimados mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil em 2016. No Maranhão, neste mesmo ano, foram estimados 19 novos casos para cada 100 mil habitantes. Ainda segundo as entidades, o câncer atinge principalmente as mulheres, com pequena incidência sobre homens, e tem subido progressivamente nos últimos anos. Estima-se que uma em cada oito mulheres será acometida de câncer de mama ao longo da vida. A doença, apesar da incidência, possui significativos índices de cura, em torno dos 95% quando descoberta precocemente. O tratamento geralmente consiste na retirada do tumor, através de cirurgia e a complementação com rádio e quimioterapia.
Prevenção
O autoexame contribui enormemente para o diagnóstico precoce, dizem os especialistas, sendo recomendado por todos os órgãos de saúde. Entretanto, ele sozinho não é suficiente e recomenda-se que mulheres entre os 40 e os 69 anos de idade façam consultas regulares e o exame mamográfico.
Segundo informações do Instituto Oncoguia, O autoexame (ou autopalpação ou toque das mamas) pode ser feito uma vez por mês, sendo a melhor época logo após a menstruação. Para as mulheres que estão na menopausa, pode ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15. O Oncoguia explica ainda que, durante o toque, é importante procurar por deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. E também alerta que esses sinais não significam que a pessoa está com câncer, mas são sinais que devem ser observados e levados ao conhecimento de um médico ginecologista.
São Luís Rosa
Em São Luís, entidades como a Fundação Jorge Dino, que administra o Hospital Aldenora Bello, referência em tratamento do câncer no Maranhão, tem uma programação voltada para a prevenção do câncer de mama. Segundo a entidade, o objetivo é a “conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, incentivar o autocuidado através do conhecimento dos principais sinais e sintomas da doença e do estímulo à realização de exames de rastreamento do câncer, favorecendo a prevenção e o diagnóstico precoce da doença”.
A programação da Fundação começou na segunda-feira, 3, com a exposição fotográfica e artística Beleza Rosa, no Shopping da Ilha, que vai até o dia 31. No dia 29, será o Dia de Atendimento Multiprofissional, com atendimento gratuito voltado para a prevenção do câncer de mama, com mastologistas, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, das 10h às 18h, no Rio Anil Shopping.
No Hospital Aldenora Bello, será inaugurada, dia 30, a Geladeira Rosa, onde as pessoas terão acesso à compra de produtos da Psiu e todo o valor arrecadado será destinado ao hospital; um painel fotográfico com exposição de fotos de pacientes de 2015, durante todo o mês de outubro; o Minuto Rosa, com ações educativas voltadas para visitantes, funcionários e pacientes; além do Mutirão da Beleza, no dia 18, às 16h, com doação de lenços, adereços de cabelo, perucas, maquiagem e prótese de mama.
Quem também está com uma programão especial para o Outubro Rosa é o Hospital São Domingos, com sua Caravana Rosa, que levará consultas e exames para comunidades em São Luís e no interior do estado. Serão três dias de ações. No dia 15 o “ônibus rosa” estará no estacionamento do Pátio Norte Shopping, entre as 14h e as 17h, com dois mastologistas oferecendo 30 consultas e encaminhamento para 30 mamografias e ultrassom. No dia 22, a ação será realizada na Praça de Nossa Senhora de Nazaré, e no dia 29, segue para Itapecuru, oferecendo 15 consultas, e mais 30 encaminhamentos para mamografias e ultrassons.
Os exames poderão ser realizados nas unidades do São Domingos. Nos três dias, serão feitas checagens de glicemia e hipertensão. Os cadastros podem ser feitos pelos Crea e Cras das comunidades.
A programação do Sistema de Saúde do Estado começou no dia 3, e entre os dias 17 e 21, o Centro de Especialidades Médicas da Cidade Operária promoverá um multirão de exames preventivos no Centro de Ensino Médio da Cidade Operária.
A diretora administrativa, Silvia Helena, informou que o quadro de consultas com ginecologistas vai ser ampliado em virtude da campanha Outubro Rosa, e que a realização de preventivos será intensificada. “A demanda por consultas com o especialista é grande e, por isso, neste mês recebermos reforços para atender ao máximo a procura das pacientes, e assim, zerar a fila de espera por ginecologistas. Os exames também serão feitos com máxima urgência. Tudo para garantir de forma eficiente o acompanhamento médico”, disse a diretora.
Origem da campanha
O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos em 1997 e aos poucos foi ganhando o mundo. o símbolo da campanha, um laço rosa, foi criado pela Fundação Susam G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Os laços foram popularizados e passaram a enfeitar locais públicos e eventos da causa. O movimento chegou ao Brasil em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento cresceu e passou pela adesão de várias cidades brasileiras, que foram iluminadas de rosa.
Calendário de ações da campanha
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também serão realizadas ações durante todo o mês, em várias unidades de saúde. Confira o calendário:
5 e 19 – oficina de estética no Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho; Dia 6 – exames de ultrassonografia de mamas no CEM Vila Luizão;
10 – palestra sobre prevenção no Hospital de Câncer Tarquínio Lopes, exposição e palestra do Hospital Presidente Vargas;
11 – testemunhos sobre superação do câncer de mama no Hospital Presidente Vargas;
13 – apresentação teatral com o tema “Se Toque”, no Hospital Presidente Vargas e palestras sobre o câncer de mama no CEM Vila Luizão;
14 – ação de beleza e estética para pacientes e acompanhantes no Hospital Presidente Vargas e sarau literário no Carlos Macieira;
17 a 21 – mutirão de preventivos no CEM Cidade Operária;
20 – Blitz Outubro Rosa no Tribunal de Conta do Estado, ação no Shopping da Ilha, Dia D do Outubro Rosa no Hospital Carlos Macieira;
21 – DIA D da Campanha Outubro Rosa e oficina prática sobre o autoexame das mamas no CEM da Vila Luizão;
25 – Palestras e Roda de Conversas sobre diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama no CEM Vila Luizão;
26 – Oficina de estética no Hospital de Câncer – Tarquínio Lopes Filho;
27 – exames de ultrassonografia de mamas no CEM Vila Luizão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias