VIDA

Superando limites para ser um radialista

Conheça a história de Isaac dos Santos, deficiente visual e gago que montou uma rádio popular no bairro Santa Clara e superou o preconceito tornando-se locutor

Uma pequena rádio se tornou a principal voz na comunidade do bairro Santa Clara, zona periférica de São Luís. O seu criador, Raimundo Isaac dos Santos, desde a infância acalentava o sonho de ter sua própria estação de rádio. 
Isaac dos Santos é deficiente visual desde os 19 anos e, além disso, convive com a gagueira desde menino, mas tudo isso não foi capaz de deter sua força de superação. Para esse sonho virar realidade, o comunicador teve que superar preconceitos e também seus próprios limites.
As barreiras econômicas também eram imensas. Durante entrevista a O IMPARCIAL, Isaac dos Santos revelou que também não tinha recursos financeiros para a criação da rádio, e, que, tudo parecia ser impossível para a concretização do seu sonho de infância. Mas foi com a ajuda de amigos e da própria comunidade do bairro Santa Clara, que realizaram doações de aparelhos sonoros, discos de vinil e demais equipamentos, que a Rádio Realidade começou a ser montada, entrando em operação no dia 23 de dezembro de 2003.
A rádio usa o sistema de cabo e contava inicialmente com 25 caixas de som, hoje são cerca de 200 instaladas em postes de energia da região. Além do bairro Santa Clara, atualmente está presente em oito comunidades: Santa Bárbara, Vila Vitória, Vila Magril, Vila do Meio, Janaína, Vila Riod, Residencial Tiradentes e Residencial Maria José Aragão.
Isaac dos Santos comanda diariamente os programas “A Hora do Beijo”, das 9h ao meio-dia, “Alegria Nordestina”, das 16h às 18h e o “Isaac Show aos domingos”, das 10h ao meio-dia. O locutor age com incrível habilidade na operação dos aparelhos, além de ter uma ótima capacidade de comunicação com seus ouvintes. Sua esposa Felicidade Aguiar, que também é deficiente visual, tem o seu espaço na programação da rádio. Ela apresenta um programa voltado exclusivamente para o público infantil, o “Trilho de Esperança”, aos sábados, das 16h às 17h.
A Rádio Realidade conta ainda com dez colaboradores que dão apoio com seus programas na emissora do bairro Santa Clara. Informação, música e prestação de serviço tornaram-se o cargo-chefe da emissora e, com tanto tempo desta interação, conquistou uma legião de ouvintes e fãs na comunidade.
Para manter a Rádio em funcionamento, Isaac conta com ajuda até hoje das pessoas que queiram e possam doar aparelhos de som, mesmo com algum defeito. Ele mesmo faz a manutenção e tenta consertar o que pode, aproveitando para vender alguns e assim conseguir os recursos financeiros.
Isaac dos Santos sente-se feliz em saber que o seu sonho de infância se tornou real. Ele quer conseguir ainda muito mais. “Enquanto eu tiver vida, eu tenho sonhos e, enquanto tiver sonhos, há realizações. Eu tenho ainda outros sonhos a conquistar, que são aumentar o estúdio, ter mais equipamentos, ampliar mais caixas de som e expandir para outras áreas ainda para sermos mais ouvidos. Eu colocava uma mosca em uma caixa de fósforo para ficar ouvindo, ganhei meu aparelho de rádio aos cinco anos e assim nasceu o desejo de fazer rádio. Eu ia nas emissoras e elas fechavam a porta, me achavam inconveniente, então, mesmo com todas as dificuldades, eu sonhei em ter uma rádio, que pudesse operar, falar e ajudar as pessoas. Eu consegui”, disse o radialista.
Como ajudar? 
Contato para doações: WhatsApp 98809 2691 ou 3276 5318
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias