IFMA

São Luís vai sediar Encontro Nacional sobre gênero, etnia e diversidade

As inscrições para submissão de trabalhos vão até 25 de setembro.

Com o objetivo de discutir questões de gênero, etnia e diversidade cultural, o II Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal vai acontecer em São Luís, na sede do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Monte Castelo, de 7 a 11 de novembro. O evento vai contar com a participação de grandes nomes da política, da pesquisa e dos movimentos sociais que trabalham com esses temas. A programação vai contar com palestras, minicursos, oficinas, salão para apresentação de banners, pôsteres, mostras, tecnologias e lançamento de livros. As inscrições para submissão de trabalhos vão até 25 de setembro. Os ouvintes podem se inscrever de 11 a 31 de outubro. O evento é voltado para a comunidade acadêmica, movimentos sociais e estudantes.
Alguns nomes de destaque já confirmaram presença no Encontro em novembro, em São Luís. São eles: Rita Potyguara, doutora em Educação e primeira mulher indígena a assumir um cargo de gestão em um governo federal; Maria Laura dos Reis (Keisel Manoel dos Reis – nome civil), mulher trans e coordenadora da regional Nordeste da Associação Nacional de Travestis e Transexuais; e Cláudia Luna, da ONG Elas por Elas e do Movimento Contra o Tráfico de Pessoas.
O tema geral desta segunda edição do encontro vai ser “A rede federal de educação tecnológica frente à realidade das relações étnicas raciais – desafios epistemológicos, éticos e pedagógicos”. Entre os assuntos que vão ser abordados no evento: relações de gênero; diversidade étnica; resolução escolar indígena, quilombola e cigana; políticas afirmativas; direitos humanos; bullying; racismo; educação de jovens e adultos; religiões de matriz africana; estética negra, etc.
O I Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal aconteceu em 2015, no Instituto Federal do Pará, na capital Belém. Mais informações sobre o encontro, acesse: http://enneabis2016.wixsite.com/enneabis2016ifma
Estudos afro-brasileiros e indiodescendentes
A Resolução nº 008, de 20 de janeiro de 2010, foi aprovada junto ao Conselho Superior do IFMA institucionalizando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indiodescendentes – NEABI no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indiodescendentes são instrumentos acadêmicos estratégicos para a discussão, reflexão e proposição de ações de caráter científicos com o objetivo de fomentar nos diferentes espaços sócio-educativos o interesse pela pesquisa e pela promoção dos valores culturais e pedagógicos das populações afro brasileira e indígena. Várias instituições de ensino superior e tecnológicos no Brasil possuem núcleos de pesquisa nessas áreas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias