IBOPE

Pesquisa aponta polarização entre Edivaldo e Wellington

O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%

O Instituto Ibope divulgou, ontem, pesquisa sobre a intenção de voto para prefeito de São Luís. O Instituto ouviu 805 eleitores entre os dias 10 e 13 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa é registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00239/2016.
Na pesquisa estimulada, aquela na qual o entrevistador cita os nomes dos candidatos, o atual prefeito e de São Luís Edivaldo Holanda Júnior obteve 37% das intenções de voto e lidera a corrida.
Ele é seguido por Wellington do Curso (PP), com 31% e Eliziane Gama (PPS), 10%; Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) possuem 3% cada um. Rose Sales (PMB) possui 2%. Cláudia Durans (PSTU), Zeluis Lago (PPL) e Valdeny Barros (PSOL) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 8% e não sabe ou não respondeu 3%.
No levantamento anterior, realizado pelo Ibope durante o mês de agosto, Edivaldo tinha 29%, seguido por Wellington do Curso (20%). Eliziane Gama tinha 16%, Eduardo Braide (5%), Fábio Câmara (5%), Rose Sales (5%), Cláudia Durans (2%) e Zeluís Lago (1%). Valdeny Barros não tinha pontuado. Brancos e nulos eram 12% e indecisos somavam 5%.
Rejeição
O Ibope apontou, ainda, a rejeição aos candidatos. Eliziane Gama é a mais rejeitada, com 27%, seguida por Edivaldo Holanda Jr com 26%. Fábio Câmara e Zeluis Lago são rejeitados por 18% do eleitorado. Valdeny Barros e Rose Sales são rejeitados por 15% dos consultados, Cláudia Durans por 13%, Eduardo Braide por 12% e 8% dos eleitores não voaria em Wellington do Curso. 4% não rejeitaram nenhum dos candidatos, e 18% não souberam ou não opinaram.
Avaliação do prefeito
O Ibope também captou a avaliação popular sobre a administração de Edivaldo Holanda. Para 29% dos entrevistados a administração é boa ou ótima; 46% julgam como regular. Já para 22% a administração é ruim ou péssima. 2% dos entrevistados não souberam opinar.
Segundo turno
O Ibope estudou três cenários para o segundo turno. Numa disputa entre Edivaldo Holanda Junior e Eliziane Gama, o atual prefeito vence com 51%. Eliziane Gama teria 29% da preferência. Brancos e nulos somam 10% e não sabem/não opinaram: 5%.
Em um cenário entre Edivaldo Holanda Júnior e Wellington do Curso, o atual prefeito perderia a disputa. 44% votariam em Welington, contra 42% de preferência ao atual prefeito. Brancos e nulos somam 10% e não sabem ou não opinaram são 5% do eleitorado.
Na disputa entre Wellington e Eliziane, o progressista também se sai melhor. 56% votam em Wellington e 25% em Eliziane. Brancos e nulos somam 14/% e não sabem ou não opinaram são 5% dos entrevistados.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias