SERVIÇO

Detran-MA disponibiliza atendimento em Libras para surdos

O serviço visa atender os critérios de acessibilidade para surdos, que têm como principal dificuldade a comunicação.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), neste mês de setembro, passou a fazer o atendimento ao público também utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O serviço visa atender os critérios de acessibilidade para surdos, que têm como principal dificuldade a comunicação.
A diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, destaca a importância de democratizar o atendimento e promover a acessibilidade no serviço público. “Precisamos promover a inclusão, pois o espaço do trânsito é de todos. No Brasil, a deficiência auditiva não é um impedimento para a direção veicular”, ressalta. Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), existem aproximadamente 10 mil motoristas surdos em todo o país.
O analista de trânsito Fabiano Alves Oliveira é quem auxilia o atendimento traduzindo para a linguagem de sinais, o que o funcionário do Detran diz ao usuário. “Comecei a aprender a Libras para ensinar surdos, e aos poucos eles me procuravam para ajudar em serviços diversos. Aqui, no Detran, a demanda também surgiu, e já pude facilitar o atendimento a duas pessoas surdas”, conta.
“A linguagem de sinais traz agilidade ao atendimento dos surdos, além de colaborar para a independência desse usuário, que agora, não precisa mais trazer acompanhante para conseguir um atendimento completo”, destaca a chefe do setor de Ouvidoria do Departamento, Sue Ellen Farias.
O serviço do intérprete de Libras pode ser solicitado na sede do Detran, na Vila Palmeira, em São Luís, de 8h30 às 14h, de segunda-feira a sexta-feira.
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