SERVIÇO

Confira como pagar contas durante a greve dos bancários

Aplicativos, lotéricas, correios e caixas eletrônicos são os meios alternativos para pagar as contas

Continua a paralisação geral dos bancos em todo o estado, já é o 14º dia de greve. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), foi realizada na quinta-feira, dia 15, em São Paulo, uma rodada de negociações, no entanto a greve se mantém, sem data prevista para acabar. 
Com isso, aplicativos, lotéricas, correios e caixas eletrônicos são os meios alternativos para pagas as contas.
Confira:
A legislação garante aos clientes bancários a continuidade de serviços essenciais. Com isso, a compensação de cheques e transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes, por exemplo, devem ser feitas nos prazos estipulados pelo BC. No caso de um cliente precisar resolver algum problema com urgência e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar sobre outro local para atendimento com o gerente.
Os aplicativos dos bancos também são uma boa pedida para uma emergência, já que é possível pagar com o leitor do código de barras do próprio celular. O cupom de pagamento sempre é enviado para o e-mail cadastrado.
Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas.
Para as pessoas que têm contas vencendo de tarifas públicas como água, telefone e energia, é aconselhável ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. São contas que podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas (se já tiver vencido a data de pagamento) é acordado com a própria empresa que presta o serviço.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão retirar normalmente o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, os aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão retirar o benefício nas casas lotéricas.
Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. Quem movimenta a conta pela internet – nos sites dos bancos – ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias