SAÚDE

Base descentralizada do Samu é entregue no São Bernardo

A nova base do Samu amplia a cobertura do atendimento móvel de urgência na região e dar mais agilidade às solicitações do 192

A primeira das cinco Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no bairro São Bernardo, foi entregue nesta quarta-feira (28) à população. O secretário municipal de Governo, Lula Fylho, e a secretária adjunta de Saúde, Silvia Leite, participaram do ato e visitaram as instalações da nova base do Samu, que ampliar e melhorar a cobertura do atendimento móvel de urgência naquela região e dar mais agilidade às solicitações feitas por meio do 192.
“A iniciativa é um passo gigantesco no atendimento emergencial do município, porque vai reduzir significativamente o chamado tempo-resposta às solicitações feitas à Central de Regulação 192. Colocadas em pontos estratégicos, as bases aproximam o atendimento da população, chegam mais rápido aos locais das ocorrências e, consequentemente, aumentam as chances de sobrevivência dos pacientes aos traumas sofridos “, disse Silvia Leite.
A Base Descentralizada do São Bernardo atende a todos os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. É composta por duas equipes de suporte básico de atendimento de urgência, com duas ambulâncias, condutores, farmacêuticos e socorristas que prestarão a assistência inicial aos casos de menor gravidade, previamente triados pela Central de Regulação 192. A sede disponibiliza ainda salas de repouso, espaço para reposição de materiais, estrutura coberta para as ambulâncias, depósito, três banheiros, entre outras instalações.
Localizadas em pontos estratégicos da capital, as bases descentralizadas fazem parte do projeto de reestruturação do Samu, executado pela Prefeitura de São Luís visando diminuir o tempo-resposta de atendimento às solicitações das ocorrências. O serviço garante o atendimento urgente a casos agudos de natureza clínica, obstétrica, traumática, pediátrica e psiquiátrica. A instalação das unidades em pontos estratégicos da capital possibilita ainda o deslocamento das ambulâncias com maior velocidade e proporciona uma melhor cobertura em toda a cidade.
Além da unidade do São Bernardo, outras quatro Bases Descentralizadas estão sendo construídas nos bairros Cidade Olímpica, Vicente Fialho, Distrito Industrial/BR-135 e área Itaqui-Bacanga. Todas as unidades estão com as obras em fase de conclusão e previsão de entrega para até o fim deste ano.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias