VESTIBULAR

Aulão do Enem muda rotina de jovens no final de semana

A capital maranhense acolhe a última edição de 2016 do Aulão do Enem no próximo domingo, dia 25. Quem quiser participar da revisão pode se inscrever por meio do site da Secti

As irmãs Rayana, Raissa e Caroline Silva abriram mão de comemorar o aniversário do pai neste domingo (18) para poder participar de mais um Aulão do Enem, programa oferecido gratuitamente pelo Governo do Maranhão para jovens e adultos que estão se preparando para o Enem 2016. As irmãs são gêmeas e estudam no Centro de Ensino Professora Maria Pinho, no Cohatrac.
Com idade entre 16 e 17, elas contam que é preciso muita disposição e determinação para enfrentar um domingo inteiro de estudos. Praia, piscina, shopping, estudar para a provas que vão ocorrer durante a semana e até dormir são só algumas das ‘tentações’. “Este é o quarto domingo de Aulão e nós estamos aqui firmes”, conta Caroline, que inscreveu vários colegas da escola no Aulão do Enem. “Alguns deles vieram no primeiro domingo, mas depois foram abandonando e hoje somos apenas nós três”, ressalta.
Para as irmãs, o diferencial do programa, além de ser gratuito, é a maneira como os professores ministram suas aulas. Na opinião delas, a metodologia é o diferencial. “Eles são comunicativos, dinâmicos e na escola normal tudo parece mais complexo. Por causa da metodologia que usa, o professor Luciano Mourão torna sua aula atraente e divertida, e a gente aprende”, disseram as irmãs.
A estudante Alexia Resende, de 18 anos, conta que teve tudo para desistir, mas vem superando desafios a cada domingo. Ela lembra que no primeiro domingo passou mal, mas, mesmo assim, nem pensou em desistir. “Tenho de correr atrás do que é melhor pra mim e esta é uma grande oportunidade, até porque não tenho condições de pagar um curso particular”, disse Alexia, que considera melhor passar o domingo no Aulão do Enem do que em casa sem fazer nada.
“Todo este esforço vale a pena. Vale a pena ter desmaiado, estar aqui com sono… vale porque depois você vai ter o resultado mais na frente”, explicou a Alexia, que quer ser jornalista.
Outra que também abriu mãos dos prazeres do final de semana foi Jordânia Figueredo, que vê no Aulão do Enem uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar um curso superior e não tem condições de pagar uma escola particular. “Ainda que seja só um dia na semana e que você tenha de ficar aqui o tempo todo, vale a pena porque é um reforço pro teu aprendizado”, destaca Jordânia.
“A gente percebe que o Governo do Maranhão está no caminho certo ao oferecer este programa gratuitamente. Aproveitamos para agradecer a esses jovens que acreditam e participam do Aulão do Enem. Com certeza aqueles que participam bem das aulas e que continuam a rotina de estudos serão recompensados com a aprovação”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.
Este foi o quarto domingo consecutivo do Aulão do Enem em São Luís. A megarrevisão acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Altos do Calhau. Matemática e Inglês foram as atrações do dia.
A capital maranhense acolhe a última edição de 2016 do Aulão do Enem no próximo domingo, dia 25. Quem quiser participar da revisão pode se inscrever por meio do site da Secti (www.secti.ma.gov.br). As inscrições podem ser feitas também no local, basta que o estudante compareça até meia hora antes do início das aulas. Quem participa tem direito a apostila com o conteúdo das disciplinas do dia.
Interior
A participação de jovens e adultos no Aulão do Enem no interior do estado também tem sido bastante positiva. Neste final de semana, estudantes de Santa Rita e Balsas (no sábado) e Pindaré e São Bernardo (domingo) protagonizaram mais uma edição do programa.
Estudante de uma escola pública de Santa Inês, Mariângela Aguiar Buriti participou do Aulão em Pindaré. Para ela, as aulas são bastantes produtivas e os professores conseguiram explorar os assuntos de tal forma que deu para revisar o conteúdo. “São aulas bem dinâmicas e isso nos ajuda bastante na aprendizagem”, disse Mariângela, que pretende cursar Farmácia.
De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que coordena do programa, no total, mais de 800 pessoas se inscreveram para o Aulão destes dois últimos dias no interior do Maranhão. A expectativa é de que a participação no próximo final de semana seja recorde. A explicação está no fato de que duas cidades com histórico positivo em relação ao Enem – Imperatriz e Timon – recebem o programa. A megarrevisão acontece ainda em Açailândia e Vitória do Mearim. O Aulão do Enem está marcado para os dias 24 e 25.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias