Memória

Último trabalho de Papete não foi musical

Músico foi idealizador e organizador de obra que traz registros textuais e audiovisuais da tradição do Bumba meu Boi do Maranhão

Foram seis anos de pesquisas e registros audiovisuais até que Papete concluísse a obra “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, que foi lançado em 26 de maio de 2015, no Teatro Arthur Azevedo, em noite de casa cheia, com artistas no palco e na plateia. A obra é composta de livro bilíngue (português e inglês), quatro DVDs que trazem entrevistas com os cantadores de bumba meu boi, mais um CD Musical.
A coordenação editorial foi do próprio Papete. “Ao perceber que Coxinho, um dos maiores ícones do Bumba Meu Boi maranhense morreu pobre e sem receber as honrarias devidas, pensei que devia fazer algo para preservar a memória daqueles que muito fizeram pelo nosso Bumba Meu Boi e daí veio a ideia para este projeto”, disse na ocasião do lançamento. Com tiragem inicial de 1.700 exemplares, a obra foi encaminhada gratuitamente a escolas, bibliotecas, casas de cultura e fundações e embaixadas.
O livro tem fotos de Márcio Vasconcelos e textos de especialistas em cultura e bumba meu boi, como Sérgio Ferretti, José Pereira “Godão”, Mundicarmo Ferretti, Jeovah França, Heridan F. Guterres, Carlos Benedito, Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro e Luís Bulcão. Em um capítulo à parte, o escritor, pesquisador e folclorista Jeovah França fala sobre a festa e a magia do São João do Maranhão.
Traz ainda um glossário com os principais termos que descrevem a brincadeira. Um trabalho inédito e importante registro da tradição e da riqueza cultural do Bumba Meu Boi maranhense para as novas gerações.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias