Mutirão de combate ao Aedes acontece no Conjunto São Raimundo e Pontal da Ilha
Serão realizadas visitas, tratamento com larvicidas e ação educativa e orientações sobre os sinais e sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus
Cerca de 7 mil residências serão visitados por 268 agentes de Saúde e Endemias, nesta sexta-feira, dia 04, no Conjunto São Raimundo e Pontal da Ilha. A Prefeitura de São Luís intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti durante o mutirão semanal.
Os trabalhos incluem visitas domiciliares, tratamento com larvicidas e ação educativa, com distribuição de panfletos e orientações sobre os sinais e sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes ainda recolhem resíduos potencialmente favoráveis à proliferação do inseto, como recipientes, pneus, tampas de garrafas, cacos e outros materiais.
O mutirão já foi realizado em bairros como Cidade Operária, Liberdade, Camboa, Sítio do Meio, Vila Gorete, São Francisco, Ilhinha, Recanto dos Vinhais, Planalto dos Vinhais I e II, Vila Progresso, Vinhais, Vila Marinha e Cohafuma. Até o mês de maio, todos os sete distritos sanitários da cidade serão contemplados com a ação, da região central até a Zona Rural.
Atividade
O cronograma das atividades segue a classificação do índice de infestação na cidade, resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento apurou que existe um índice de 1,8% de infestação de mosquito em residências do Conjunto São Raimundo onde existem 4.934 imóveis. No Pontal da Ilha, que tem 2.082 imóveis o índice é de 1,1%. A próxima edição do mutirão será realizada na Cidade Olímpica. Cerca de 12 mil imóveis receberão visitas das equipes da Semus.