SÃO LUÍS

Velocidade nas principais avenidas cai em média 15Km/h em horários de pico

Média de velocidade das principais avenidas de São Luís é de 60km/h e cai para 15km/h nos horários de pico. Daniel de La Touche registra o pior trecho, chegando a 5km/h

Foto: Honório Moreira/OImp/D.A Press.


Honório Moreira/OImp/D.A Press

Avenida Daniel de La Touche, na hora do rush, a velocidade média chega a cair para 5km/h em alguns trechos

O número de veículos de São Luís teve um crescimento muito grande nos últimos anos, e a malha viária da cidade não acompanhou esse aumento significativo, o que resultou em um número elevado de congestionamento nas principais avenidas, principalmente no horário de pico, diminuindo bastante a média de velocidade.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a média de velocidade , dependendo da avenida, é de 60km/h. Nos horários de pico, nos pontos de lentidão, a média cai para 15km/h.
Diariamente, as principais avenidas de São Luís são tomadas por longos engarrafamentos nos horários de maior movimentação. Com isso, quem tenta chegar ao trabalho durante esse período de tempo precisa ter paciência de sobra para enfrentar seu itinerário.
A equipe de O Imparcial esteve em alguns pontos da capital nos horários de pico e constatou que as grandes avenidas ficam com o trânsito lento e os motoristas reclamam por perderem tempo em percursos curtos.

Algumas avenidas onde a reportagem esteve foram a Avenida dos Holandeses, sentido Calhau-Centro; Avenida São Luís Rei de França, sentido Olho d’Água-Centro; Avenida Jerônimo de Albuquerque, sentido Cohab-Centro/Centro-Cohab; Avenida Casemiro Júnior, sentido Anil-Centro/Centro-Anil; e Avenida dos Franceses, sentido Vila Palmeira-Centro.

Nas avenidas citadas, era possível observar as filas de carros e o trânsito lento, causando impaciência nos motoristas, alguns buzinavam insistentemente com a esperança de que o trânsito fluísse. O resultado encontrado foi a dificuldade que motoristas, ciclistas e pedestres enfrentam para trafegar.
Velocidade média do ser humano

O vendedor Bernardo Mafra, que utiliza a Avenida São Luís Rei de França diariamente para ir ao trabalho, afirmou que o trânsito em São Luís está a cada dia mais complicado, principalmente nos horários de pico, quando a movimentação na cidade é intensa. “É muito carro na cidade, a gente tenta fugir dos engarrafamentos, mas não consegue. Mesmo saindo de casa cedo, tem alguns pontos que sempre estão congestionados”, disse.

Segundo a SMTT, muitas medidas já foram tomadas para melhorar a fluidez do trânsito em São Luís, entre elas, estão as intervenções em pontos com histórico de engarrafamento como: rotatória do Bacanga-Anel Viário; pontos da Av. Castelo  Branco; Franceses/Africanos; rotatória do Aeroporto; Av. Casemiro Júnior (Anil), Curva do Noventa e, posteriormente, outros pontos, em projetos, locais como Forquilha e entrada da Cidade Operária.
Ainda de acordo com a SMTT, são realizadas também ações estratégicas e pontuais com o deslocamento de agentes para pontos necessários.
Avenidas de São Luís

Avenida Daniel de La Touche

A Avenida Daniel de La Touche é uma das que têm mais reclamações dos motoristas que utilizam a via para chegar ao seu destino. Em horários de pico, a velocidade média chega a cair para 5km/h em alguns trechos, próximos ao Elevado da Cohama.

 
 
 
Avenida Jerônimo de Albuquerque

Um pouco melhores, mas ainda com sérios problemas de deslocamento, vêm as avenidas Jerônimo de Albuquerque (11km/h) e São Luís Rei de França (12km/h).

 
 
 
 
 
 
Avenida São Luís Rei de França
A Ana Jansen, que aparentemente não apresenta tanto volume de carros e é utilizada por vários motoristas como um desvio para evitar o trânsito na Colares Moreira, tem tido média de 12km/h nos horários de pico contra 18km/h da outra.
 
 
 
Avenida Casemiro Júnior

Outras médias registradas foram na Avenida Casemiro Júnior, com 16km/h, e na Avenida dos Franceses, com 21km/h.

 
 
 
 
 
 
Avenida dos Franceses

A Estrada da Maioba tem registrado média de 19km/h nos piores trechos, enquanto a Avenida dos Africanos tem uma média de 32km/h, sendo uma das melhores para se trafegar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias