O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) se reúne com representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís – MA (SET) e com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), ao meio-dia, para discutir o atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores em transporte público.
A informação foi passada pelo presidente do Sttrema, Isaías Castelo Branco, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira.
No início da manhã, o Sindicato dos Rodoviários realizou paralisação de advertência por cerca de duas horas, em razão do não pagamento do adiantamento dos salários a motoristas, cobradores e fiscais. A ação da categoria iniciou às 4h30 e os ônibus começaram a ser liberados das garagens das empresas de transporte às 6h.
A paralisação dos serviços, apesar de breve, causou transtornos para a população que utiliza o transporte coletivo na capital. Em alguns locais, a espera por ônibus nos pontos de parada ultrapassou uma hora. Por volta de 8h, ainda havia muitos passageiros aguardando pelos ônibus que chegavam lotados.
De acordo com o Sttrema, o acordo coletivo de trabalho prevê o adiantamento de 40% dos salários até dia 20, e os 60% restantes, até o quinto dia útil do próximo mês. No entanto, a maioria das empresas não vem cumprindo com o estabelecido.
Na semana passada, apenas as empresas Pericumã, Viação Pelé, Autoviária Matos e Trans Requinte honraram com os pagamentos.
O sindicato alertou que se as empresas não pagarem hoje, amanhã ocorrerá paralisação total do serviço de transporte público.