Foliões aproveitaram o último dia de folia na cidade balneária de Ribamar, que teve grandes atrações musicais e muitos policiais militares para manter a segurança no município. O Detran, em parceria com a Polícia Militar, realizou uma grande ação educativa e de fiscalização na cidade
O último dia do 70º Lava-Pratos de São José de Ribamar reuniu milhares de pessoas, que aproveitaram para se divertir no clima da folia, que começou mais cedo, por volta das 13h30. Na Estrada de Ribamar, o trânsito estava tranquilo, sem engarrafamentos. Já a Avenida Gonçalves Dias, via principal de acesso à orla marítima da cidade, foi interditada, sendo liberada somente para a passagem dos pedestres.
Muitos vendedores ambulantes invadiram praças e ruas para aproveitar a festa e ganhar aquele dinheirinho extra com vendas de bebidas, comidas, artigos religiosos e produtos artesanais. Foi o caso do artesão Jardel Ferreira, que trabalha na confecção de objetos como bolsas e chapéus, tendo como matéria-prima a palha do buriti. “Aproveitamos a festa para colocar nossos produtos, trabalhando direto nesse fim de semana, mas as vendas não estão boas como imaginávamos, mas vai dar para ter algum lucro”, afirmou.
Barreiras na entrada da cidade e próximo ao circuito da folia foram montadas com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, em que policiais realizaram abordagens e vistorias. De acordo com o sargento Rogério, no início da festa, foram apreendidas duas facas e duas chaves de fendas. “Estamos fazendo várias vistorias, tanto em homens e mulheres. Por meio dessa abordagem minuciosa, conseguimos detectar qualquer tipo de contravenção”, ressaltou.
Segurança
No total, foram aproximadamente 800 homens da Polícia Militar, que estiveram trabalhando no município durante os dois dias de Lava-Pratos. Barreiras também foram instaladas nas duas rodovias estaduais (MA-201 e MA-204) que dão acesso à sede da cidade executando o trabalho de fiscalização e de cumprimento da Lei Seca. Homens do Corpo de Bombeiros prestaram apoio na terra e no mar (botes e um barco de resgate ficaram de prontidão em pontos estratégicos da orla).
Para animar a festa, a programação contou com as apresentações de Vamu Di Samba; Di Fratelli; Banda Regional Fenix; Jamilson Jackson e Júlio Leite; Ailana Lee e Banda; Banda Argumento; e Pepê Júnior, que gravou seu DVD durante a festa e com as participações de artistas convidados, dentre eles, Bruno Shinoda, Mano Borges e Fabrícia.
Além do palco principal das atrações, em bares próximos da orla havia as imensas radiolas de reggae, fazendo uma verdadeira mistura de ritmos. Josemar Pereira, morador do bairro Nova Terra, participou dos dois dias de festa e já acompanhou várias edições do Lava-Pratos.
“Já perdi as contas de quantas vezes já participei do Lava-Pratos, gosto muito e é uma forma a mais que nós temos para nos divertir. Gostei de todas as atrações, principalmente do axé, que para mim é mais ritmo de carnaval”, afirmou.