Operações Lei Seca reduzem indenizações por acidente com morte e invalidez
Segundo o levantamento, em 2014, foram pagas no Maranhão 2.149 indenizações por mortes no trânsito. Já em 2015, o número caiu para 1.624, aproximadamente 25%
Segundo o levantamento, em 2014, foram pagas no Maranhão 2.149 indenizações por mortes no trânsito. Já em 2015, o número de indenizações do DPVAT caiu para 1.624, aproximadamente 25% menor que a registrada no ano anterior. No Nordeste, a queda registrada foi de 17%, enquanto em termos nacionais, o percentual de indenizações pagas diminuiu 19%.
Para o diretor-geral do Detran-MA, Antonio Nunes,essa redução reafirma a eficácia das estratégias adotadas pelo Governo no Estado para proteger o cidadão. “Estamos salvando vidas, esse é o nosso papel”, destacou.
Entre os estados do Nordeste, o Maranhão foi o segundo estado com maior redução no número de indenizações pagas do DPVAT em 2015, atrás apenas de Sergipe. No Brasil, o Estado aparece em quarto lugar no ranking nacional de pagamento de indenizações por mortes no trânsito, atrás do Acre, Amapá e Sergipe.
O boletim estatístico de 2015 da seguradora responsável pelo pagamento das indenizaçõesindica, também, uma redução no número de indenizações pagas por invalidez permanente, provocada por acidentes de trânsito. O Maranhão está entre os sete únicos estados brasileiros que alcançaram a redução de mais de 24%. Em 2014 foram pagas no Estado 25.295 indenizações por invalidez permanente, já em 2015 o número caiu para 19.165 indenizações.
Reflexo da Lei Seca
A partir de 2015, dentro da política de segurança do Governo do Estado, a intensificação da Lei Seca foi prioridade para a redução do número de acidentes no Maranhão.
Ano passado o Detran, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Departamentos Municipais de Trânsito, realizou 120 operações da Lei Seca em 39 municípios maranhenses, sendo 44 delas na capital. Ao longo do ano aconteceram 25.730 abordagens e lavrados 1.063 autos de infração relacionados à condução de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016, o Departamento já realizou 34 Operações Lei Seca em 18 municípios maranhenses.
De acordo com o diretor-presidente da Seguradora Líder- DPVAT, Ricardo Xavier, a queda é um reflexo de uma fiscalização mais efetiva sobre a conduta dos motoristas, principalmente nos fins de semana. “Os efeitos da Lei Seca e a conscientização sobre o uso de equipamentos de segurança no trânsito já começam a fazer efeito”, afirma o presidente.