COMBATE AO AEDES

Mais de 17 mil imóveis foram vistoriados em um dia de ação no Maranhão

Foram mobilizados 722 militares das forças armadas, 286 agentes de endemias, 48 agentes de campo e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Imóveis foram visitados para ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, no último sábado (13), os agentes de saúde e combate a endemias visitaram 17.077 imóveis nas cidades de São Luís, Imperatriz e Alcântara. Em São Luís, foram visitados 7.350 imóveis, com aplicação de larvicidas em 927 casas para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Além das ações de visitação das casas e repasse de informações à população, a Secretaria de Estado da Saúde também utilizou carros de aplicação de inseticidas Ultra Baixo Volume (UBV) na capital. Foram mobilizados 722 militares das forças armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), 286 agentes de endemias, 48 agentes de campo e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Em Imperatriz, os agentes públicos visitaram 8.985 imóveis. Em 609 foram encontrados focos do mosquito e receberam tratamento imediato para evitar a proliferação. Já no município de Alcântara foram realizadas 742 visitas. Durante o Dia D de combate ao Aedes aegypti, o governador Flávio Dino garantiu a continuidade das ações. “Vamos continuar a monitorar permanentemente o Lira, que é o índice de infestação do mosquito”, disse.

O trabalho de combate ao mosquito no Maranhão terá ainda mais efetividade com a Medida Provisória nº 215 editada pelo governador Flávio Dino, em 4 de fevereiro deste ano, que possibilita aos agentes de saúde e de combate a endemias realizarem visitas mesmo a imóveis públicos e privados que estejam abandonados, para ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Em todo o Brasil, durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, foram registradas visitas a 2,8 milhões de imóveis localizados em 428 municípios do país. A ação contou com 220 mil integrantes das Forças Armadas, em conjunto com os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias.

Imóveis foram visitados para ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

São Luís
7.350 móveis visitados
3.920 receberam ações (diversas)
1.595 imóveis fechados
162 imóveis com foco
927 imóveis tratados com larvicida

Imperatriz
8.985 imóveis visitados
1.930 imóveis fechados
609 imóveis com focos
20 imóveis recusados

Alcântara
742 imóveis visitados com atividades educativas
84 imóveis fechados

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias