DIA D

Instituições se mobilizam no combate ao Aedes no Maranhão

As ações ocorrem no estado com o engajamento de entidades públicas e privadas

Imóveis foram visitados para ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus
Como parte das ações do dia D contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika, várias escolas, universidades e outras instituições do Maranhão, realizam nesta sexta-feira, dia 19, uma série de atividades educativas para orientar a população como combater o mosquito.

As ações fazem parte da campanha nacional em parceria entre o Ministério da Saúde e da Educação. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que a prevenção é a melhor alternativa contra o Aedes aegypti e que a mobilização das redes pública e privada de educação fará a diferença no combate ao mosquito.

Em São Luís, a programação começará com caminhadas no entorno das escolas da rede pública estadual de ensino, com a participação de bandas e fanfarras, carros de som e distribuição de panfletos, além de visitação de casas para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Na Universidade Federal do Maranhão, será realizada, logo pela manhã, a partir das 8h, panfletagem na entrada da Cidade Universitária e nos terminais de integração da Praia Grande e da Cohama. As localidades adjacentes, também, vão ser contempladas com a ação. A reitora Nair Portela, junto com a pró-reitora de extensão, Dorlene Aquino, estará no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve), acompanhando a equipe da UFMA em atividades como panfletagem e palestra de prevenção contra o aedes aegypti.

A Universidade Estácio realiza uma blitz antimosquito nas unidades, com a intensificação do trabalho preventivo de localização e eliminação de possíveis focos de água parada e criadouros do mosquito.

Todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira:

Cobrindo ou furando pneus;
Usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
Ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;
Virando de boca para baixo garrafas vazias;
Tampando as caixas de água, etc.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias