NA GUERRA

Exército conscientiza população no combate ao Aedes em São Luís

Ações foram realizadas nos bairros do Monte Castelo e Bairro de Fátima e fazem parte do planejamento para o combate ao mosquito

Foto: Honório Moreira/OImp/D.A Press.


Honório Moreira/OImp/D.A Press

Soldados visitam as residências do bairro do Monte Castelo para orientar a população sobre o mosquito

São Luís entrou de vez na guerra contra o mosquito Aedes aegypti, implantando uma série de medidas desde o último dia 11 visando o controle da transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Ontem, em mais uma ação, cerca de 100 homens do Exército Brasileiro se destacaram aos bairros Monte Castelo e Bairro de Fátima para dar continuidade à conscientização dos cidadãos. Esta operação foi voltada para a orientação dentro das residências, através da entrega de panfletos e combate dos possíveis focos de proliferação dos mosquitos.
A equipe do Monte Castelo foi comandada pelo tenente Victor Nunes, do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), que ressaltou a importância da conscientização população na campanha.
“Estamos com cerca de 100 homens divididos em dois bairros, 50 no Bairro de Fátima e 50 no Monte castelo. Hoje, nosso trabalho vai se resumir em panfletagem e orientação. A expectativa é combater o máximo dos focos do mosquito nas casas, através da conscientização. Entramos nas casas e se tiver algum foco, alguma garrafa, alguma cisterna aberta, aí nossa equipe já orienta”, explicou.
De acordo com o tenente, a comunidade tem sido bastante receptiva, poucas pessoas se recusaram a receber a orientação e a visita dos soldados dentro de suas residências. “Aceitação da comunidade tem sido muito boa, poucas pessoas se recusaram. Fazendo uma contagem, creio que cerca de apenas 15 % não quiseram”, completou.
Essa aceitação por parte da população é peça chave para o sucesso. Na ação de ontem, as pessoas ultrapassaram a expectativa, inclusive elogiando a operação. É o caso da Dona Tereza de Jesus, de 86 anos, que achou muito boa a inspeção feita pelos soldados e o combate como um todo.
“Eu acho ótima essa visita, inclusive, eles me alertaram com a tampa da geladeira, um problema que eu não estava atenta. Já contraí a dengue duas vezes e é muito ruim. Então, quanto mais orientação tivermos, melhor para nós e pior para o mosquito”, afirmou.
A iniciativa também e apoiada pela Dona Maria de Lourdes, que apesar de já utilizar alguns ‘truques’ para a prevenção, acredita que quando mais conhecimento melhor para evitar a contaminação.
“Eu gosto de colocar um pouco de água sanitária na água e também de estar olhando os vasilhames, pneus, bacias, etc. Mas, nem sempre estamos prevenidos, e essa equipe que veio para nos ajudar, foi de total serventia, pois já nos dão instrução de alguma coisa que falta”, elogiou.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), capacitou cerca de 1.300 agentes de saúde e de endemias da capital para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ainda de acordo com o Tenente Victor, os soldados ajudarão no dia a dia no trabalho dos agentes, identificando possíveis focos do mosquito, ampliando a área de cobertura.
O trabalho começou na sexta-feira, dia 11, nos bairros da Liberdade, Camboa, Sítio do Meio e Vila Gorete. A ação de combate, planejada pela Prefeitura de São Luís, envolve 313 agentes, 50 supervisores e 70 soldados do Corpo de Bombeiros.
Entre as ações estão a identificação dos possíveis focos do mosquito, duas unidades sentinelas (Unidade Mista do Bequimão e Hospital da Criança, no bairro Alemanha) disponíveis para a população, que servirão como referência no atendimento a possíveis infectados, e a circulação diária dos carros fumacê nas ruas e avenidas. Cerca de 11 veículos farão a distribuição do veneno, que, ao entrar nas residências, interfere no desenvolvimento dos ovos do mosquito transmissor.
Escolas de Imperatriz realizam mobilização social contra Aedes
O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, ocorrido na última sexta-feira (12) em todo o país, foi marcado, entre outras ações, pela mobilização social organizada pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), com participação direta de gestores, professores e estudantes das escolas públicas estaduais de Imperatriz.
Participaram do evento os centros de ensino Dorgival Pinheiro, Nascimento de Moraes, Governador Archer e Estado de Goiás, que realizaram caminhada, na manhã de sábado (13), pelas principais ruas do centro, Praça de Fátima e Calçadão, com panfletagem, fixação de cartazes, recolhimento de resíduos sólidos e repasse de informações sobre o assunto.
“Buscamos sensibilizar e informar os transeuntes, comerciários e comerciantes sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes aegypti. Foi muito bom e importante esse momento. Mas a luta continua. Façamos a nossa parte”, comentou a gestora do CE Governador Archer, professora Diana Barreto.
A ação em Imperatriz é uma das atividades resultantes da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade Gestora de Saúde de Imperatriz (UGRS), que uniram forças no combate ao Aedes aegypti.
Várias escolas estaduais também participaram de outras programações sobre o “Dia D” contra o Aedes aegypti, no decorrer da semana, como projetos de aprendizagem, aulas sobre a temática, orientações para alunos, além de mutirão e pulverização.
A diretora Regional de Educação de Imperatriz, professora  Drª Orleane Santana reforça que é necessário o envolvimento de todos, contra o Aedes aegypti, principalmente dos jovens, como multiplicadores das informações. “Nossos jovens alunos, da rede pública estadual, serão os mobilizadores na comunidade onde estão inseridos, na luta contra o mosquito”, afirma ela.
“Combater o mosquito Aedes aegypti é responsabilidade de todos nós”, destacou, também, a coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias