Durante uma fiscalização realizada, na manhã desta quarta-feira, no Condomínio Limeira, no bairro Maiobão, município de Paço do Lumiar, foram identificadas algumas irregularidades no consumo de energia, que são consideradas furto de energia elétrica. Em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), foram constatadas fraudes nos medidores de energia elétrica de vinte apartamentos. Doze pessoas foram autuadas por furto, que é considerado crime previsto
no artigo 155 parágrafos terceiro e quarto do Código Penal Brasileiro (inclusive com pena de 1 a 8 anos de reclusão) e multa.
O superintendente da Seic, Thiago Bardal, repassou que os investigadores receberam uma denúncia da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e, ao averiguarem, confirmaram o furto de energia no condomínio Limeiras, localizado no Bairro do Maiobão. O superintendente ressaltou, ainda, que as pessoas foram conduzidas em uma van para a Seic, para serem ouvidas pelo delegado responsável pelo inquérito. Elas responderão por furto de energia.
O delegado Robert Amorim, que integra o Departamento de Defesa dos Serviços de Delegados (DDSD) e participou da operação iniciada por volta das 6 horas da manhã, informou que, após as investigações, foi constatada a prática criminosa. As pessoas foram autuadas em flagrante delito por furto qualificado, crime este referente ao parágrafo 3º do artigo 155 do Código Penal.
As irregularidades foram constatadas por peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) em diversas instalações do condomínio. O delegado revelou que as investigações continuarão no sentido de identificar se há ainda outros envolvidos na prática desse crime, que é afiançável, mas não impede o andamento do inquérito, pois os suspeitos responderão pelo crime em liberdade. Caso os suspeitos não paguem a fiança estabelecida, serão encaminhados ao Centro de Triagem em Pedrinhas.
A Cemar orienta, que somente profissionais treinados e capacitados podem intervir no sistema elétrico. Pessoas com atitudes suspeitas, interferindo na rede de energia elétrica devem ser denunciadas para Polícia pelo 190, na Central de Atendimento da Cemar no 116, aplicativo Cemar disponível nas lojas Google Play e Apple Store ou no site www.cemar116.com.br.