DEMANDAS

IPHAN apresentará projeto requalificação urbanística da Rua Grande

O projeto urbanístico da obra inclui a retirada dos paralelepípedos e o nivelamento total da via, que não terá mais calçadas, mas um piso todo em granito

27/07/2015. Crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luis - MA. Ponto facultativo estadual e municipal deixa tem pouca movimento na rua grande.

Acontecerá nesta quinta, dia 28, às 18 horas, no auditório da Associação Comercial do Maranhão, uma reunião coordenada pelo Iphan, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Sebrae, para apresentação dos projetos de Requalificação Urbanística da Rua Grande, com detalhamento dos projetos executivos e apresentações das soluções encontradas para as demandas que foram apresentadas durante a última audiência realizada.

“Entendemos que a rua Grande é o principal centro de comércio popular de São Luís, mas que necessita hoje de uma série de melhorias e é pensando na revitalização do Centro e dessa área comercial de grande importância para a cidade que o Iphan estará destinando 20% de toda a verba destinada ao PAC Cidades Históricas, nesse projeto, totalizando uma obra de 28 milhões ”, explicou o superintendente do Iphan, Alfredo Costa.

O projeto urbanístico da obra inclui a retirada dos paralelepípedos e o nivelamento total da via, que não terá mais calçadas, mas um piso todo em granito de alta resistência, que contará um sistema de drenagem, que escoará a água na parte central da rua. Será implantada uma nova rede de esgotamento sanitário e toda a fiação elétrica e telefônica embutida, através da retirada dos postes existentes e a colocação de arandelas (luminárias suspensas), que serão fixas nos imóveis, melhorando a estética do local, que conta com inúmeros casarões que acabam não sendo valorizados pela poluição visual existe.

Todo o projeto foi concebido para que seja acessível aos portadores de necessidades especiais e os equipamentos serão instalados de modo a permitir que em caso de emergência ambulâncias e outros veículos do tipo possam se deslocar com facilidade. A rua também contará com novo sistema de iluminação, sinalização, lixeiras, jardineiras e bancos espalhados longo de toda rua.

Estarão presentes na reunião todos os envolvidos com está ação: Iphan, as empresas consorciadas que estão responsáveis pela elaboração do projeto e excursão da obra, o Governo do Estado e a Prefeitura, através dos seus órgãos e secretarias, diretamente envolvidos, Caema, Cemar, a CDL, que foi a responsável pela mobilização e convite aos lojistas da rua grande, além da Associação Comercial e o Sebrae.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias