Rica em carboidratos, cálcio, fósforo e com alto valor energético, a juçara complementa por mais uma vez a alimentação escolar das crianças da rede municipal. Dando continuidade à valorização dos alimentos tipicamente maranhense, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira (4) o II Festival da Juçara da Rede Municipal de São Luís. Acompanhada de frutas produzidas por agricultores locais, a bebida foi servida em todas as escolas da rede municipal da capital maranhense. Além da novidade na alimentação, o festival da juçara foi acompanhado de atividades lúdicas.
O secretário municipal de educação, Geraldo Castro Sobrinho, explicou que a iniciativa pioneira determinada pelo prefeito Edivaldo tem o objetivo de garantir uma alimentação saudável às crianças ao mesmo tempo em que valoriza os produtores locais e estimula o resgate da cultura maranhense. “Cumprindo o que nosso prefeito Edivaldo determinou, adquirimos mais uma vez a juçara para servir a nossas crianças. A ação, pioneira no município, fortalece o aprendizado das crianças, movimenta a economia da cidade e traz benefícios para os agricultores locais, uma vez que a juçara, bem como as frutas, verduras e hortaliças que complementam a alimentação escolar são adquiridas de agricultores de São Luís”, disse o secretário.
Além dos lanches e refeições servidos rotineiramente, a rede municipal conta com amplo cardápio de alimentos naturais que complementam a alimentação, na forma de polpa de fruta in natura, de frutas servidas como sobremesa, ou de verduras e legumes que enriquecem o valor nutricional das refeições servidas. Semanalmente, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, entrega às escolas mais de 30 toneladas de alimentos.
Os gêneros são comprados de associações de agricultores de São Luís, as quais são selecionadas através de chamada pública. Para a ação, foram adquiridos 16 mil litros de juçara. Os recursos são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), de iniciativa do governo federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. O I Festival da Juçara foi realizado em setembro deste ano.
Na U.E.B. Gomes de Sousa, na Vila Maranhão, zona rural de São Luís, a criançada aprovou o cardápio. “Como a juçara já é um alimento típico da região, a aceitação foi muito boa entre as crianças. Todas adoraram. Criança bem alimentada, saudável, potencializa o processo de ensino-aprendizado. Elas tendem a aprender e assimilar o conteúdo mais facilmente”, avaliou gestora da escola, Maria Inês Barros de Macedo.
A titular da turma do 1º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Gomes de Sousa, Isabel Regina Mousinho Lago, explicou que as crianças também tiveram oportunidade de aprender sobre o fruto em sala de aula. “Nós desenvolvemos atividades explicando que a juçara é rica em vitaminas e nutrientes e incentivando a alimentação saudável. E hoje até quem não gostava experimentou e começou a gostar”, contou a professora.
Juçara, aliás, é a bebida preferida de Hemily Cristine de Santana, de 8 anos. “Quando soube que o lanche hoje seria juçara, me preparei para concluir a atividade rápido e poder vir logo lanchar. É muito gostoso “, garantiu. Jamile Yara Farias dos Santos, 7 anos, foi outra que aguardou com ansiedade a hora do recreio. “Adoro juçara. Hoje quando sair para o recreio vou primeiro lanchar e só depois que vou brincar com minhas coleguinhas”, contou animada.