TIMON

Órgãos realizam treinamento especial sobre identificação de fraudes em veículos

A capacitação ofereceu aos servidores do Detran-MA e Icrim aprimoramento técnico para a constatação de autenticidade de documentos e regularidade de veículos

Órgãos realizam treinamento especial sobre identificação de fraudes em veículos

Servidores da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Timon receberam treinamento integrado de vistoria e identificação de procedência de veículos e documentos. Ministrado por peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), o curso foi encerrado na quinta-feira, dia 03. A capacitação ofereceu aos servidores aprimoramento técnico para a constatação de autenticidade de documentos e regularidade de veículos.

O treinamento contou com aulas teóricas e práticas, desde a postura ética dos servidores até os procedimentos a serem tomados em caso de identificação de tentativa de fraude. O curso abordou também técnicas periciais na identificação de adulterações em documentos de CNH, CRLV e CRV, e alterações em chassi, motor, câmbio, placas, carroçaria, entre outros componentes veiculares. Para auxiliar no processo de fixação do conteúdo, na aula prática do curso foi utilizado um veículo que teve os itens identificadores adulterados.
“Essa nova capacitação vai deixar os funcionários mais preparados para a prestação dos serviços de rotina, proporcionando mais agilidade e precisão para reconhecer e reprimir tentativas de fraudes”, destaca o chefe da Ciretran de Timon, Ronaldo Gonçalves. Cerca de 40 servidores da Ciretran, entre atendentes e vistoriadores, participaram do treinamento.
Para o Diretor do Instituto de Criminalística de Timon, perito criminal João Paulo Pierote, capacitações como essa reafirmam o compromisso contínuo do governo estadual na qualificação do servidor, e, ao mesmo tempo, oferece um melhor serviço à sociedade. “Quando você tem uma vistoria de qualidade, seja no veículo ou no documento, a instituição tem maior critério na legitimação da propriedade do veículo ou do documento analisado”.
A iniciativa da Ciretran de Timon visa aumentar a segurança nos procedimentos diários de atendentes e vistoriadores, tornando o servidor apto para identificar eventuais alterações nas características originais dos veículos ou de sua documentação. “Com os conhecimentos adquiridos no curso, vou sentir mais segurança na hora de reconhecer e certificar se um veículo é produto de roubo ou adulteração”, avalia o analista de trânsito Daniel Nascimento.
Com carga horária de 10h, o curso foi resultado de um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Instituto de Criminalística do Maranhão e a 10ª Circunscrição Regional de Trânsito de Timon.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias