REGISTROS

Operação Transporte Seguro reduz assaltos a ônibus em 17%

Desde fevereiro deste ano, quase 70 mil pessoas foram alvo das abordagens policiais específicas ao transporte coletivo

Operações foram intensificadas para garantir maior segurança aos cidadãos usuários de transporte coletivo

Após um mês de intensificação da operação ‘Transporte Seguro’ – de outubro para novembro – a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Maranhão (SSP) registrou queda de 17,4% em roubos a transporte coletivo. A operação faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo Governo do Estado para ampliar a segurança na região metropolitana e fortalecer a integração entre polícias e a comunidade.

A operação segue intensificada nas vias de maior vulnerabilidade e onde há mais incidência de assaltos. As abordagens param ônibus e vans e realizam a revista de passageiros. Durante as incursões, a Polícia Militar tem apreendido, com maior frequência, armas brancas e drogas. Dentre os pontos críticos estão as avenidas Daniel de La Touche, Beira Mar, Holandeses, Portugueses, Jerônimo de Albuquerque, Getúlio Vargas, BR-135 e Estrada de Ribamar. Todos estes pontos recebem a intervenção policial com a montagem de barreiras regularmente.
“Temos várias operações sendo realizadas durante todo o dia, com maior intensidade à tarde e à noite. Aos finais de semana, intensificamos as abordagens, principalmente, à noite, quando o volume de pessoas que sai para festas é maior”, afirma o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves. Durante os finais de semana, cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e alunos do Curso de Formação de Soldados em fase de estágio operacional, acompanhados de oficiais, participam das revistas, expandindo as ramificações da operação.
Segundo o coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento Metropolitano em São Luís, em novembro, na região coordenada por ele, 2 mil ônibus e mais de 50 vans foram abordados. Cerca de 3,6 mil pessoas foram revistadas. Ao todo, os policiais apreenderam 16 armas brancas e uma arma de fogo. “Grande parte daqueles que são encontrados cometendo delitos é composta por crianças e adolescentes. Eles são levados à delegacia, mas são encaminhados à Promotoria para o destino adequado. Os adultos pegos geralmente são reincidentes”, comenta o coronel.
Desde fevereiro deste ano, exatos 13.683 ônibus e quase 70 mil pessoas foram alvo das abordagens policiais específicas ao transporte coletivo em outras operações relacionadas. Mais de 300 armas brancas foram apreendidas e 60 suspeitos encaminhados à delegacia.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias