Obras avançadas na construção de ponte que melhorará tráfego na Forquilha

A obra tornará mais eficiente a mobilidade nos bairros Forquilha, Parque Sabiá e São Bernardo e adjacências

Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tornará mais eficiente a mobilidade nos bairros Forquilha, Parque Sabiá e São Bernardo e adjacências com a construção de ponte dimensionada. Com ritmo intensificado nas últimas semanas, a obra integra o projeto Interbairros, realização da Prefeitura em parceria com o governo do Estado, que interligará o bairro da Forquilha à Estrada de Ribamar (MA-201).

“Esta é mais uma obra, entre tantas outras que estão em execução em nossa cidade em parceria com o governo Flávio Dino. A construção desta interbairros vai contribuir para a fluidez de veículos na Avenida Guajajaras, com o escoamento do tráfego para quem transita no sentido São Cristóvão/Forquilha/Estrada de Ribamar (MA 201). Pela nova rota o motorista terá a opção de chegar a MA 201 sem passar pela rotatória da Forquilha. Além disso, o serviço irá tirar algumas regiões do isolamento, estimular o desenvolvimento do comércio local e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, recordou o prefeito Edivaldo.
A construção da ponte já tem 90% dos serviços executados e mantém previsão de entrega para janeiro de 2016. A obra está na etapa de concretagem que inclui a instalação de estacas pré-moldadas e vigas de coroamento para reforçar a estrutura. Em seguida, será finalizada a colocação do concreto armado. Assim, a estrutura terá capacidade para suportar veículos de grande porte.
Após essa etapa, serão construídas as estruturas de acabamento – guarda corpo (para separação da área de pedestres), guarda rodas, calçamento e passeio. “Esse serviço facilitará o acesso a esta área, diminuindo os congestionamentos e servindo como alternativa para motoristas e pedestres”, avaliou o engenheiro civil e assessor técnico da Semosp, Adriano Gonçalves, que coordena os serviços.
Composta totalmente em concreto armado, a ponte situada na Rua 10 do bairro Parque Sabiá terá 10 metros de extensão. “Esse ponto foi escolhido por possibilitar a melhor interligação com as demais vias adjacentes”, diz o técnico Adriano Gonçalves. Após a finalização da obra, terão início na região os serviços de requalificação de pistas danificadas, implantação de asfalto em trechos sem pavimentação, sinalização horizontal e vertical e revitalização da iluminação pública.
“Além de dar maior flexibilidade para o tráfego de veículos e pessoas, os serviços contribuirão ainda para estimular o comércio local e a promoção de qualidade de vida da população desses bairros e do entorno”, acredita o assessor técnico da Semosp. A obra aliviará ainda o tráfego na Avenida Guajajaras. “Optando por esta nova rota, os condutores não precisarão mais passar pela rotatória da Forquilha e poderão reduzir tempo e evitar engarrafamentos”, analisou o técnico.
O programa Interbairros consiste em 14 novas conexões de vias no trânsito da capital. O valor total do investimento é de R$ 32 milhões. A ação tem como objetivo criar novas possibilidades de tráfego de veículos para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias