Tarde e início da noite de ontem na capital foram marcados por muita fé e devoção. Milhares de maranhenses dedicaram seu tempo para festejar e homenagear Nossa Senhora da Conceição. Uma missa solene aconteceu na Praça Maria Aragão, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de São Luís, Dom Belisário, e com a participação de mais de 15 padres que fazem parte da Diocese. O ato religioso foi finalizado com uma grande procissão rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
A missa marcou também a abertura do Ano Santo da Misericórdia na Arquidiocese de São Luís, que acompanha o início do Jubileu da Misericórdia feito ontem pelo papa Francisco em Roma. “Esta festa de Nossa Senhora é uma das festas mais populares do Maranhão. Nossa Senhora da Conceição tem em seis paróquias do Maranhão. Na capital, fica nos bairros do Monte Castelo, Coroadinho, Anil e uma em Bacabeira, Icatu e Cachoeira Grande. É uma santa de grande devoção popular”, disse Dom Belisário.
O arcebispo acrescentou ainda que, além do Ano Santo da Misericórdia, o papa Francisco instituiu em Roma a Porta Santa, que haverá aqui em São Luís em três locais: uma no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma no Santuário de São José de Ribamar e outra na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ele explicou ainda que terá a porta nestes três locais por serem igrejas que garantem atendimentos constantes. “A Porta Santa não é apenas um local físico (confessionário), a porta é Jesus, pela qual chegamos a Deus. Nosso desejo é que seja um ano de graça para todos nós. Teremos uma atenção especial para o Sacramento da Penitência e ao acolhimento dos peregrinos”, ressaltou.
Devoção
Pessoas de várias paróquias se reúnem no dia 8 de dezembro para venerar e homenagear Nossa Senhora da Conceição, muitos participam da missa e procissão para agradecer graças concedidas. A psicóloga Kátia Baldez, de 59 anos, contou que é devota de Nossa Senhora da Conceição desde criança. Nascida no Catolicismo, lembra que os pais a levavam sempre à procissão todos os anos. Depois de adulta, continua participando de toda a programação do festejo. A família do funcionário público Telles Matos participa da missa e procissão de Nossa Senhora há mais de 15 anos. Ele, a esposa Rosa Maria e a filha Lilia Mayara, que é cadeirante, fazem questão de participar da solenidade. Telles Matos afirma que é um grande momento de fé, demonstração do amor por Maria, afinal, ela é mãe de Jesus e devemos a ela respeito. “É a vivência da nossa fé, como cristãos católicos que somos. Participamos todos os anos durante todo o mês do festejo de Nossa Senhora da Conceição. Para nós, é uma imensa alegria e satisfação. Como irmãos de Cristo, somos também filhos de Maria”, concluiu.
Após a missa, aconteceu a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, marcada por fortes manifestações de alegria, devoção e fé. Os fiéis saíram em caminhada da Praça Maria Aragão até o Santuário no bairro do Monte Castelo.
Dia da Conceição
No Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa. Ao longo de todo o dia, foram celebradas sete missas, além de batizados e reza do terço. O grande encerramento aconteceu com missa solene na Praça Maria Aragão, às 17h30, seguida de procissão até o Monte Castelo. A missa solene do Festejo da Conceição acontece na capital maranhense há mais de 200 anos.