PRÊMIOS

Melhores do 19º Festival Maranhense de Teatro Estudantil conquistam troféu Cosme Júnior

Na premiação do Femate de São José de Ribamar a peça Flicts, da escola Prof. Maria Elisa Almeida Silva, do ensino fundamental, conquistou a maioria dos prêmios

Fotos/Divulgação
Com a participação de alunos de escolas públicas e privadas do ensino médio e fundamental, foi entregue na noite de quarta-feira, no Teatro João do Vale, o troféu Cosme Júnior aos grandes vencedores do 19º Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE). O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) e organizado pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM).
 
Os melhores espetáculos do Femate de São Luís foram a comédia “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, da escola do ensino médio Dr. João Leitão, de Alcântara, e a peça infantil “Mafalda – A fada atrapalhada”, escola Viva Vida. Na premiação do Femate de São José de Ribamar a peça Flicts, da escola Prof. Maria Elisa Almeida Silva, do ensino fundamental, conquistou a maioria dos prêmios.
 
“Este ano conseguimos estender um braço do Femate para São José de Ribamar e a idéia é levar esse festival, que é um dos grandes projetos da Secretaria de Cultura, para todo o estado. Queremos no próximo ano trazer os campeões dos municípios e fazer uma grande final com todos aqui em São Luís”, afirmou a Secretária Adjunta de Economia Criativa da Secma, Vanessa Leite.
 
Em clima de suspense e com a platéia ansiosa, o diretor do Cacem, Josimael Pinheiro, fez o anúncio dos melhores nas categorias de melhor ator e atriz; melhor diretor, ator e atriz revelação, melhor figurino, cenário, e melhor espetáculo 1º, 2º e 3º lugar. “Este Festival tem um objetivo especial de despertar o talento expressado através da sensibilidade artística do aluno e do professor em sala da aula, ressaltou Josimael.
 
A professora de artes Júlia Beatriz, que dirigiu a adaptação do livro infantil Flicts comemorou com seus alunos a conquista de 6 prêmios que levará para São José de Ribamar com muito orgulho. “O melhor desse trabalho foi poder aplicar a arte como instrumento de educação, o teatro envolve, possibilita trocas entre a realidade e a imaginação, amplia o conhecimento. No teatro nós, alunos e professores, aprendemos a ser o que a gente não é”, completou Júlia.
 
Com apresentação de espetáculos de gêneros e temáticas variadas, o 19º FEMATE de São Luís contou com a participação de 20 escolas, sendo 9 de escolas da rede pública estadual, 6 municipal, 1 federal e 4 de escolas particulares. Entre os grupos teatrais estavam alunos de escolas de São Luís, Alcântara, Alto Alegre do Pindaré e Imperatriz. Em São José de Ribamar foram apresentados 10 espetáculos montados por professores e alunos das escolas municipais.
 
O FEMATE é uma mostra competitiva que incentiva o teatro na escola, formando atores e também apreciadores da cultura, facilitando o contato do jovem com diversas linguagens artísticas. O Festival tem como público-alvo professores de teatro, arte-educadores, estudantes, artistas e o público interessado.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias