Os contribuintes do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben) e associados do plano de saúde do servidor, já dispõem do serviço de acompanhamento por meio de Socorro Móvel/Ambulância, em caso de urgência/emergência. O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), implantou o serviço na segunda quinzena de novembro, que a princípio está funcionando na Região Metropolitana de São Luís.
O Socorro Móvel é prestado por duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado com UTI e equipe médica. Para solicitar este serviço, basta que o beneficiário do Funben telefone para o 0800 8870474 ou (98) 3236-1737 e fale com o médico regulador, que analisará o caso e definirá a conduta mais adequada, seja um conselho médico ou o envio de uma equipe de atendimento no local da ocorrência.
Além do serviço de remoção por meio do Socorro Móvel/Ambulância, os servidores associados ao Funben possuem, ainda, atendimento Pré-Hospitalar e Inter Hospitalar. Os serviços estão disponíveis 24 horas, na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o secretário-adjunto de Seguridade dos Servidores Públicos Estaduais da Segep, Ivaldo Fortaleza, está prevista a implantação dos serviços,também, em outros municípios, onde já funciona a Perícia Médica do Estado (Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas). A previsão é até o final do segundo semestre de 2016, para que estas localidades contenham este tipo de atendimento.
“A partir de agora, o servidor público estadual, contribuinte do Funben, contará com o serviço fundamental de Socorro Móvel/Ambulância, com equipe especializada, para também atender àqueles servidores com dificuldades de locomoção e que fazem hemodiálise, periodicamente”, ressaltou Ivaldo.
Adesão ao Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado
Para ter acesso ao Hospital do Servidor (HSLZ) e aos demais serviços oferecidos pela Assistência à Saúde, o servidor do Estado deve ser contribuinte do Funben. Com a adesão, os servidores passam a ter direito a assistência e podem, também, incluir dependentes.
Os servidores ativos devem preencher o formulário e entregar, juntamente com os documentos necessários, no setor de Recursos Humanos, de seu órgão de lotação. Servidores aposentados, pensionistas e dependentes devem entregar o formulário e documentos necessários no protocolo da Segep, localizado no Centro Administrativo do Estado (próximo à guarita principal).