PERÍODO NATALINO

Hospital Carlos Macieira tem apresentações musicais

A programação, que continua até a sexta-feira, dia 18, contempla uma série de apresentações musicais

Foto: Divulgação.


Divulgação

Apresentação dos músicos Manoel Mota e Nonato Privado, da Escola de Música Lilah Lisboa

Emoção, alegria e esperança marcaram o início da programação do período natalino do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), que começou na segunda-feira, dia 14. Funcionários, pacientes e visitantes acompanharam as apresentações da Banda da Polícia Militar do Maranhão, que foi realizada no térreo do hospital, e dos professores Manoel Mota e Nonato Privado, da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo (Emem), que levaram música instrumental aos andares, Centro de Nefrologia e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do HCM.

A programação, que continua até a sexta-feira, dia 18, contempla uma série de apresentações musicais. Segundo a diretora administrativa, Clícia Galvão, a semana tem o objetivo de levar alegria e usar a música como uma forma de terapia para todos aqueles que convivem no ambiente hospitalar. “O sorriso dos pacientes e funcionários vale mais que mil palavras, e é uma satisfação ver a alegria de todos em acompanhar as apresentações e perceber esse sentimento de esperança coletivo”, contou.
O subtenente Bisson, regente da Banda da PM, ressaltou que a missão deles é levar alegria para o público. “A música tem o poder de comover e mexer com a emoção. E eu quase sempre tenho que me conter, pois também me emociono em ver a satisfação das pessoas”, ressaltou. “A música tem a função social de levar tranquilidade, paz aos corações. E é um prazer fazer as pessoas se deliciarem e se alegrarem ao ouvir boas canções”, completou o diretor da Emem, violonista Manoel Mota.
Já a nefrologista Luciene Bandeira, lembrou que a iniciativa promove uma valorização do paciente e também do funcionário. “Os pacientes se sentem valorizados, a autoestima melhora e isso influencia no tratamento. Além disso, ouvir música é sempre muito bom”.
O período Natalino do HCM ainda terá apresentações de canto lírico ao violino, dos corais Santa Cecília, Cristã Evangélica e do Aldenora Belo, além do Cortejo Natalino.
Emoção
Início do período Natalino no Hospital Carlos Macieira é marcado por emoção

A acompanhante Socorro Aguiar, era uma das mais animadas e agradeceu a iniciativa do hospital. “As apresentações foram maravilhosas. Dá uma vontade de ir logo para casa, mas com aquela sensação de que tudo vai dar certo e com a esperança renovada”, afirmou.

Para o paciente Raimundo Gomes, que é do Batalhão de Polícia Ambiental, a apresentação da Banda da PM teve um sabor todo especial. “Estou emocionado, consegui matar um pouco a saudade do meu trabalho e dos amigos e não tem terapia melhor que ouvir essa banda”, contou seu Raimundo.
O sentimento foi compartilhado pelos funcionários Francisco Oliveira, Marineide Pinheiro e Loriany Garcez. “É um momento de distração tanto para os pacientes, como para os funcionários. E trouxe uma energia boa para começar a semana”, contou Francisco. “As apresentações foram maravilhosas. E para os pacientes, que ficam mais sensibilizados por conta da internação, é muito importante ter uma semana dedicada a eles”, disse Marineide. “Foi tudo lindo e é gratificante ver esse sentimento de paz e esperança em todos, e ver os pacientes se sentindo prestigiados”, completou Loriany.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias