OPORTUNIDADE
Governo reserva 80% das vagas do Iema para estudantes de escola pública
Criados com a proposta de levar formação profissional e desenvolvimento a todas as regiões do Estado, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promoverá inclusão social em escala ainda maior. Das 440 vagas oferecidas reservadas para 2016, 80% são destinadas a estudantes egressos de escolas públicas, 5% para pessoas com deficiência […]
Criados com a proposta de levar formação profissional e desenvolvimento a todas as regiões do Estado, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promoverá inclusão social em escala ainda maior. Das 440 vagas oferecidas reservadas para 2016, 80% são destinadas a estudantes egressos de escolas públicas, 5% para pessoas com deficiência e 15% para ampla concorrência.
“É muito fácil fazer uma escola de excelência selecionando os estudantes com o melhor desempenho. Não queremos isso. O governo Flávio Dino quer garantir a mesma oportunidade para todas e todos. De modo que, o nosso desafio está em fazer uma escola de excelência com alunos em diversos níveis de conhecimento”, afirmou o secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI), Bira do Pindaré sobre a destinação das vagas.
Distribuídas entre as três primeiras unidades que começam a funcionar em fevereiro – São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim – as 440 vagas oferecem ensino médio integrado ao ensino profissionalizante. No total, são nove opções de cursos técnicos ofertados de acordo com a demanda de cada região.
Para a Unidade Plena do Iema de São Luís, são 160 vagas, distribuídas igualmente entre os cursos de Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente e Eventos. A Unidade de Bacabeira irá ofertar 80 vagas para o curso de Logística, 40 para Mineração e 40 para Administração, totalizando também 160 vagas.
Em Pindaré-Mirim, a unidade do Iema vai abrir 120 vagas, distribuídas igualmente, entre os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos. Este número de oferta será, em breve, ampliado.
Para concorrer a uma das vagas é necessário ter entre 14 anos (completos) e 17 anos – completados até 25 de maio de 2016, conforme a Lei nº 9.394/1996 (LDB), que já concluíram ou estão cursando, em 2015, o 9º ano do Ensino Fundamental em estabelecimentos de ensino devidamente legalizados.
Como não haverá provas, a ordem de classificação das vagas levará em consideração a proximidade do aluno ao Iema, a rede de ensino de origem e se o estudante possui alguma deficiência.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico da secretaria, período de 12 de dezembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
Até 2018 serão 23 unidades do Iema instaladas ainda em Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Imperatriz, Matões, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Santa Helena, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Mateus, São Vicente Ferrer, Tutóia e Vitória do Mearim.
VER COMENTÁRIOS