EDUCAÇÃO

Governo e MEC firmam compromisso para assegurar novo ciclo do Pnaic no Maranhão

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) deve ser executado nos municípios maranhenses

Secretária Áurea Prazeres com outros gestores públicos da educação, no encontro realizado em Fortaleza

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação firmaram compromisso para assegurar o novo ciclo do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) nos municípios maranhenses. A assinatura do termo aconteceu, no início desta semana, em Fortaleza, durante Encontro dos Secretários da Educação Estaduais do Nordeste.

Os princípios e objetivos do novo ciclo do Pnaic, específicos para as regiões Norte e Nordeste, reafirma e amplia o compromisso de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A ação é realizada em consonância com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), com Plano Estadual de Educação (PEE) e com o Decreto nº 6094, de 24 de abril de 2007.
Áurea Prazeres destacou a importância da ação para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão. “A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com o regime de colaboração com os municípios. Dessa forma, vamos apoiar as redes municipais de ensino no processo de alfabetização das crianças, assegurando a melhoria da aprendizagem e dos índices de leitura, escrita e matemática”.
O novo ciclo começa em 2016. É estruturado em três eixos de atuação que visam reduzir os níveis de analfabetismo e o baixo letramento das duas regiões.
O primeiro eixo fortalece as estruturas de gestão regionais. Equipes de coordenação e supervisão visitarão as escolas e vão acompanhar as formações voltadas à alfabetização. Assim, as funções da coordenação local do Pnaic serão ampliadas, vinculando-se às redes de ensino, e as ações do programa serão monitoradas pelas administrações estadual e municipal.
A formação continuada de professores é o segundo eixo. Os profissionais receberão materiais de apoio pedagógico, produzidos pelos estados das regiões Norte e Nordeste, em parceria com instituições de ensino superior. O MEC vai participar qualificando e dando apoio à impressão dos conteúdos.
Também serão apresentados ao Ministério planos de formação de professores, desenvolvidos para cada estado pelas instituições de ensino superior, em conjunto com as secretarias de educação e seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os planos devem considerar diretrizes pedagógicas vinculadas às políticas de formação das redes de ensino.
O terceiro eixo promove a valorização e o reconhecimento de escolas e profissionais mais empenhados com a evolução da alfabetização. Ao mesmo tempo, estabelece um apoio a unidades de ensino com maior dificuldade na superação do analfabetismo e do baixo letramento de seus alunos.
Presentes ao encontro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios; entre outros gestores públicos e representantes de entidades da área da educação.
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