ALERTA
Governo cria Comitê Interinstitucional de Combate ao Aedes aegypti
A criação do comitê é um desdobramento do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia
Fortalecer e integrar os diversos órgãos estaduais, municipais e sociedade civil para combater o mosquito Aedes aegypti é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Uma das medidas adotadas nesse sentido é a criação do Comitê Interinstitucional de Combate ao Mosquito, composto por titular e suplente. A reunião para a criação do comitê foi realizada nesta terça-feira, no prédio da secretaria, em São Luís.
A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Costa, lembrou que, além da implantação do comitê, o Governo do Estado reuniu gestores municipais, no dia 18 de novembro, para alertar sobre a importância da criação dos Planos de Controle Municipais da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Também realizou o Dia “D” de combate ao mosquito, no dia 11 deste mês, e várias ações que estão sendo desenvolvidas pelos municípios – com apoio do Governo do Estado.
“O comitê tem como finalidade integrar as instituições e definir as atribuições de cada entidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. Essa grande mobilização, unindo todos os governos, é para que possamos, juntamente com a população, reduzir o índice de infestação e reduzir o número de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus”, completou Lea Márcia Costa.
A criação do comitê é um desdobramento do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia – que tem como eixo a mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. São ações integradas entre saúde, educação, assistência social, Defesa Civil, Forças Armadas, sindicatos e outros órgãos da sociedade civil.
Representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Amanda Libânio, disse que a entidade vai mobilizar secretários municipais de saúde e as Comissões Intergestores Regionais (CIR). Já o tenente Islandy Amaral, do Corpo de Bombeiros, garantiu a participação da corporação no trabalho. “Vamos traçar nossas estratégias e contribuir neste grande trabalho de combate ao mosquito”, adiantou.
VER COMENTÁRIOS