Foto: Divulgação.
Maria Zélia, filhos e equipe Mais IDH, no município de Arame
As 1.213 famílias de agricultores familiares cadastradas no Plano Mais IDH, e que já recebem assistência técnica do Governo do Estado por meio do Sistema da Agricultura Familiar – Sistema SAF, começam a receber a primeira parcela do fomento, no valor de R$ 1.000.
O fomento será usado para compra de insumos para a produção de alimentos nos Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais – Sistecs. As famílias serão acompanhadas pelos técnicos de Assistência técnica e Extensão Rural (Ater) do Mais IDH, que as orientarão sobre a melhor forma de investir o recurso.
O fomento de R$ 2.700 foi divido em três parcelas, que serão recebidas apenas no Banco do Brasil.
“A liberação da primeira parcela do fomento significa que estamos avançando na transformação das vidas das famílias maranhenses, e por meio delas, o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou o titular do Sistema SAF, Adelmo Soares.
Os técnicos que atuam nos 30 municípios receberam também kit de ferramentas para melhorar a execução dos trabalhos das equipes. O kit é composto por enxada e cabo, arco de serra, facão, cavadeira articulada, torquesa armadora, serrote, enxó, martelo unha, alicate universal, esquadro, mangueira de nível, furadeira, serra mármore, brocas e disco de corte.