REDE MUNICIPAL

Escola firma parceria para atividades de saúde e cidadania na Divinéia

O projeto “Resgatando Valores” é desenvolvido na escola Luiz Pinho Rodrigues (Divinéia), anexo da U.E.B. Maria Alice Coutinho

Projeto Resgatando Valores

Resgatar o exercício da cidadania e a importância dos valores humanos ao longo do processo educacional. Essa é a proposta do projeto “Resgatando Valores”, desenvolvido na escola Luiz Pinho Rodrigues (Divinéia), anexo da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho. Na última semana, a escola apresentou à comunidade os resultados conquistados ao longo de 5 meses de execução do projeto e promoveu um desfile na comunidade, para disseminar valores de humanidade e justiça.

O projeto contou com a adesão das escolas comunitárias “Jardim de Infância Ideal” e “Cayanne Mateus”, que participaram das palestras e atividades do projeto e integraram a passeata de culminância. O grupo de cerca de 500 pessoas, entre estudantes, famílias e educadores, saiu da porta da escola Luiz Pinho acompanhado da banda da Polícia Militar por volta das 15h e caminhou até a Praça do Viva no Turu, cantando músicas e segurando faixas e cartazes representando os valores humanos. A programação encerrou por volta das 18h, com queima de fogos e execução do hino nacional.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou o desempenho dos educadores na execução do projeto. “Em nome do prefeito Edivaldo, cumprimento os nossos educadores pela dedicação com que desenvolvem belas iniciativas como essa. Por meio deste projeto destacamos a importância das virtudes que queremos que nossas crianças conservem, e complementamos com o acesso à saúde e ao conhecimento, dentro da perspectiva de atenção integral aos estudantes que o nosso prefeito determinou”, disse o titular da Semed.
Atividades
O projeto “Resgatando Valores” é fruto de uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, com o Instituto Áurea Faria. Ao longo dos cinco meses em que a iniciativa foi desenvolvida nas escolas, a comunidade da Divinéia teve acesso a palestras com psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o grupamento bombeiro-mirim, que abordaram temas como autoestima, conservação do ambiente escolar, alimentação saudável, violência doméstica, drogas e sexualidade.
Por meio de parceria com o Instituto Florence, foram realizadas ações de saúde bucal e cerca de 200 hemogramas completos, para avaliação do estado de saúde das crianças. Também foram realizados testes de colesterol, glicemia, exames parasitológicos e de hanseníase.
“Dentro da escola nós já podemos perceber uma mudança de comportamento. O nosso objetivo é que esse projeto não fique restrito à escola, mas tenha continuidade e impacto em todo o bairro. Buscamos ressaltar o amor, paz e respeito no entendimento de que um ambiente com todos esses valores depende da nossa atitude como cidadãos”, explicou a professora Maria Fraga dos Anjos, coordenadora do projeto.
Fátima Cristina Sousa Teixeira, de 9 anos, estudante do anexo Luiz Pinho Rodrigues, destacou quais foram as atividades mais marcantes para ela. “Aprendemos a respeitar ainda mais um com o outro, a dividir e a sermos honestos. As atividades de canto, música e treinamentos para técnicas de sobrevivência com os bombeiros foram bem legais. Em cada oficina tínhamos um novo ensinamento”, contou a menina.
Maria de Nazaré Alves Furtado, de 11 anos, disse que adora a escola e que aprendeu a valorizar e respeitar mais o próximo com as atividades desenvolvidas, além de ter cuidado da saúde. “A nossa escola não se interessa só em fazer a gente aprender, mas também querem que a gente cuide da saúde. Aqui, a gente tem uma alimentação saudável e até médicos para cuidar da gente. Por isso, sei que vale a pena ser mais responsável e comprometida com os estudos, respeitar os adultos e ser uma pessoa do bem”, elogiou.
A coordenadora pedagógica da escola, Kelly Bandeira de Melo Rodrigues, destacou o envolvimento das famílias como um dos fatores de sucesso do projeto. “Resgatar valores que pareciam estar adormecidos a partir da participação de estudantes, professores e de toda a comunidade lembrou a todos dos direitos e dos deveres com os semelhantes. Acreditar em uma sociedade mais humana é tarefa de cada um de nós”, concluiu a educadora.
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