Os usuários do transporte coletivo da capital estão usufruindo do Bilhete Único. O sistema começou a operar a partir da meia noite desse domingo, beneficiando 760 mil usuários do transporte coletivo da capital. A iniciativa da Prefeitura de São Luís, implantada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), oferece vantagens como economia de tempo e mais opções para realizar a integração, que agora passa a ser feita em qualquer ponto de ônibus. Para orientar os passageiros, equipes da SMTT estão trabalhando nos terminais de inteegração e em pontos estratégicos da capital.
“Para chegarmos até essa etapa de hoje, com o sistema Bilhete Único funcionando nos coletivos, tivemos primeiramente que realizar um trabalho árduo de equalização do sistema de transporte, que se encontrava desequilibrado e deficitário. Durante todo esse tempo de planejamento da ação, fizemos as correções necessárias no sistema para poder implantá-lo, efetivamente”, reafirmou o prefeito Edivaldo.
Linhas
Os ônibus que fazem parte do Bilhete Único estão identificados e diferenciados por três linhas: troncais, circulares e alimentadoras. As linhas troncais iniciam suas viagens no bairro, passam nos terminais de integração, seguem para os grandes corredores, e em seguida retornam (passando novamente nos terminais de integração) para o bairro de onde partiram. As linhas circulares são linhas que realizam percurso circular em São Luís, trafegando nos principais corredores da cidade, sem necessariamente atender a demanda específica e direta de um bairro. As linhas alimentadoras realizam seu trajeto somente dentro de bairros ou de uma região específica. Tem como objetivo garantir o transporte do bairro para algum terminal de integração.
Ao optar por conduções das linhas troncais e circulares, o passageiro tem 1h30 para embarcar em um dos ônibus no mesmo sentido, caso julgue necessário, sem precisar pagar uma nova passagem. Já nas linhas identificadas como alimentadoras, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido.
As três linhas – troncais, circulares e alimentadoras – permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte. O monitoramento do itinerário será realizado por meio do sistema de GPS. O equipamento, que já funciona nos coletivos da capital, permite identificar, ao passar o cartão, o sentido do trajeto do usuário, ida ou volta.
O Bilhete Único funciona nas linhas integradas de ônibus da capital e zona rural de São Luís, cuja passagem custa R$ 2,60. As linhas intermunicipais como Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar não estão inseridas no sistema. O linha BR 135, que faz a ligação entre terminais, também não se enquadra no sistema.
Cartão de transporte
O Bilhete Único funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante. O usuário pode solicitar o cartão no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) ou na Central do Estudante, para o caso do cartão estudantil.
Atendimento
Os usuários do transporte coletivo podem tirar suas dúvidas pelos telefones: SMTT – 3214-1151 / 3214-1143 / 3214-1125; Central Estudantil – 3221-2995; Call Center SET – 2106-1840 / 2106-1841 / 2106-1842. Reclamações podem ser registrados por meio do Disque 156.