EVENTO
Curso de imersão em línguas começa na próxima segunda-feira
O Programa Cidadão do Mundo contempla jovens que têm entre 18 e 24 anos
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza na próxima segunda-feira, a Aula Inaugural do Curso de Imersão em Línguas.
O evento, que acontece no Auditório do Palácio dos Leões, localizado à Avenida Dom Pedro II, Centro, marca o início da penúltima fase do primeiro edital do programa Cidadão do Mundo. Concomitante ao anúncio, a Secti divulgou no site www.secti.ma.gov.br a lista de selecionados aptos a cursar a imersão.
O secretário Bira comemorou mais este avanço do Governo na área de CTI. Para ele, os jovens que estão participando do edital 2015 darão uma colaboração relevante para o Estado porque além de vivenciarem um novo momento, ajudarão a aperfeiçoar o programa.
“Estamos muito animados porque até aqui toda a execução tem sido muito bem realizada, e isso é positivo, sobretudo, pela sintonia que tivemos com a orientação do governador Flávio Dino”, completou.
De acordo com a coordenadora do programa, Fabiana Moura, é obrigatória a participação de todos os selecionados. “Os jovens que estão aptos a fazer o curso são todos aqueles que compareceram ao Teste de Nivelamento. Eles já estão sendo contactados via e-mail e ‘sms’ com as devidas informações sobre a aula inaugural”, esclareceu ao sublinhar que é obrigatória a participação de todas e todos na Aula Inaugural para validação da matrícula.
O Programa Cidadão do Mundo contempla jovens que têm entre 18 e 24 anos, oriundos de escolas da rede pública. A previsão, conforme o secretário, é que saiam novos editais todos os anos, abrindo vagas para que mais tenham a oportunidade de aprender um segundo idioma.
Em tempo, Bira destacou a importância dos jovens se prepararem cada vez mais para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal critério no processo seletivo do Cidadão do Mundo.
“Quanto mais estudantes maranhenses de escolas públicas se dedicarem e se esforçarem para conseguir melhor desempenho nas provas do Enem, mais chances terão para conseguir uma vaga de intercâmbio, que é totalmente pago pelo Governo do Estado. A pessoa participa sem nenhuma despesa”, frisou.
No intercâmbio, os jovens terão assegurados pelo Governo do Maranhão, dentre outros benefícios, uma bolsa de estudo mensal no valor de R$1500, moradia, auxílio na saúde, assistência psicológica para os beneficiados e suas famílias, Citytour com visitas a museus e instituições de Ensino e Pesquisa.
Como se preparar para o Enem?
A preparação dos estudantes para o ingresso nas universidades é outra preocupação da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Maranhão, que criou também o programa Pré-Universitário (PreUNI), com os Aulões gratuitos do Enem, para ajudar a juventude maranhense a se preparar melhor para o Exame Nacional e para o vestibular tradicional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
VER COMENTÁRIOS