CONHECIMENTO
Conselhos úteis para sair bem na prova do concurso deste domingo
O mais importante, segundo especialistas, é saber que há várias receitas possíveis, cada uma delas recomendada para um determinado perfil de concurseiro
O dia da prova. É comum o nervosismo e o branco na hora da prova, às vezes, podem começar a aparecer dias antes do exame. Uns acreditam que comer chocolate resolve, outros garantem que basta ter uma boa noite de sono ou assistir a um bom filme, mas quando se trata do dia em que serão avaliados os conhecimentos apreendidos, tudo parece ficar turbulento.
O mais importante, segundo especialistas, é saber que há várias receitas possíveis, cada uma delas recomendada para um determinado perfil de concurseiro. O fundamental, mesmo, é descobrir qual comportamento é mais adequado ao seu estilo de vida. Condizente com as suas ‘condições’ enquanto candidato.
Vamos a algumas dicas para quem vai fazer a prova do concurso deste domingo
Um dia antes da prova
Sua preparação para o grande dia começa aqui. Se você não se sentir bem estudando, faça algo que lhe dê prazer – afinal, você não vai conseguir absorver toda a matéria que deveria ter estudado em poucas horas.
Se sentir melhor fazendo algo relacionado à prova, revise alguns pontos importantes dos seus resumos. Mas evite ler o material por mais de 6 horas para não estar exausto no dia seguinte.
Alimente-se bem e com as comidas que você já está acostumado (você não quer arriscar perder um tempo valioso da prova no banheiro), durma bem e tome bastante água para ficar bem hidratado.
Prepare, também, o material que precisa levar no dia da prova. Caneta, lápis, borracha, documento de identificação, um lanchinho e água estão entre os itens essenciais.
Tranquilidade é a palavra de ordem
Ao começar o teste, mantenha-se concentrado. De nada adianta ficar preocupado com o que irá acontecer. Percebeu que não está tranquilo? Respire fundo durante alguns segundos, prestando atenção no movimento da respiração. Isso fará com que você volte a ficar focado.
Hora de começar a prova
Antes de sair respondendo todas as questões feito louco, passe rapidamente por todo o exame para ter uma ideia geral.
A dica é sempre começar a resolver a prova pelas matérias que você tem mais afinidade. Isso lhe dará confiança para dar os próximos passos.
Cuidado com o tempo
Ele é muito importante para o bom rendimento na prova. Se você não souber administrá-lo, pode até ter questões muito bem respondidas, mas ficará sem tempo para responder tudo. Lembre-se, em um concurso público, cada ponto pode fazer a diferença.
Está com dificuldade em alguma questão? Não hesite em pular para a próxima. Retorne a ela depois de passar por todas as questões da prova, assim você terá ideia do tempo que ainda tem disponível para tentar soluciona-la.
Deu branco! O que fazer?
Calma, isso é normal! A ansiedade pode causar um blecaute e dar a sensação de que você esqueceu tudo sobre um determinado assunto. O melhor a fazer aqui é seguir em frente e voltar ao tema somente ao final do exame, quando você já estará mais tranquilo e confiante.
Faça anotações no teste
Riscar as questões já solucionadas e anotar as que ainda faltam ser resolvidas é muito importante para um bom desempenho na prova.
Enquanto estiver lendo os textos, sublinhe palavras-chave. Isso fará com que você fique ainda mais concentrado no que está lendo, além de facilitar as respostas que terão de ser dadas em seguida.
Candidatos realizam prova de concurso para professor neste domingo
Neste domingo próximo, mais de 83 mil candidatos realizarão as provas objetivas do Concurso Público para professores, que serão aplicadas na capital e mais oito municípios maranhenses. Organizado pela Fundação Sousândrade, o concurso visa preencher 1.500 vagas para o Cargo de Professor do Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).
O concurso é composto de duas fases, a primeira será a prova objetiva e de múltipla escolha, que possui caráter eliminatório e classificatório. A segunda, consistirá na prova de títulos, de caráter apenas classificatório.
Com o salário-base mensal de R$ 4.985,44 (vencimento e mais 104% de Gratificação de Atividade do Magistério), para a jornada de 40 horas semanais, o concurso chamou a atenção de milhares de profissionais da área. Ao todo, 83.468 candidatos se inscreveram no concurso.
Aplicação das provas
As provas objetivas terão duração de quatro horas e ocorrerão das 9h às 13h (horário local). Serão 70 questões de múltipla escolha, divididas em conhecimentos gerais, língua portuguesa, noções de informática, fundamentos da educação, legislação básica da educação e conhecimentos específicos.
Os endereços e horário de fechamento dos portões de acesso aos locais de prova são informados no documento de confirmação de inscrição, que pode ser obtido na área restrita ao candidato, no site da Fundação Sousândrade, realizadora do concurso. Além de São Luís, o concurso também será aplicado em Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Timon, Codó e Santa Inês.
VER COMENTÁRIOS