Vítimas de acidentes de trânsito são homenageadas no Maranhão
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito foi marcado por homenagens às vítimas fatais e ações educativas para motoristas
Pessoas do mundo inteiro se reuniram na manhã desse domingo, para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, evento realizado todos os anos no terceiro domingo de novembro para conscientizar a sociedade em geral sobre os impactos sociais gerados pelos acidentes. No Maranhão, a mobilização foi organizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, com ações de conscientização realizadas ao longo de todo o domingo, em São Luís e nas 15 cidades-sedes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no Estado.
Em São Luís, as ações pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito foram divididas em dois momentos. O primeiro aconteceu em seis rotatórias da Avenida dos Holandeses, do Quartel da PM até o retorno do Araçagi. Em cada retorno, as vítimas fatais de acidentes foram simbolicamente homenageadas com seis grandes painéis, com fotos de acidentes de trânsito que chocaram a sociedade maranhense nos últimos anos. Nas rotatórias, os familiares das vítimas, juntamente com equipes de Educação para o Trânsito do Detran-MA, distribuíam material educativo para os motoristas que seguiam pela avenida, compartilhando com o público o sofrimento causado pela perda de um ente querido em acidentes de trânsito.
De acordo com o Boletim Estatístico do Seguro DPVAT, o Maranhão é o quarto estado do Nordeste com o maior número de indenizações pagas por morte no trânsito. De janeiro a julho deste ano foram pagas 904 indenizações, o que corresponde a 4,04% das mortes pagas pelo Seguro DPVAT em todo o Brasil, durante o primeiro semestre de 2015.