GREVE

Maranhenses buscam auto atendimento nas agências bancárias

Bancários pedem compreensão e apoio da sociedade para melhorias no atendimento, enquanto agencias publicas e privadas funcionam com o auto atendimento.

A greve por tempo indeterminado pegou muita gente de surpresa em São Luís, apesar dos anúncios de paralisação dos servidores está circulando há algumas semanas. O aposentado Fernando Madeira, 50, não teve tempo de organizar seus pagamentos e solucionar duvidas no caixa preferencial.
“Estou surpreso, precisava usar o banco para realizar uma transferência, mas já está sendo resolvido no autoatendimento. O que me incomoda é o tamanho da fila”, acrescenta.
Ao chegar em uma agência no bairro do Renascença, na capital,  onde estavam bancários com faixas e cartazes alertando da paralisação, o porteiro Claudio Roberto Pedreira, 58, disse que todos os trabalhadores devem ser apoiados. “O servidor que não busca os seus direitos não tem o direito de protestar, cada um precisa brigar pelo seu trabalho para que o país mude”, pontua.
Durante todo o período de greve o Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão, está realizando panfletagem. Adesivos do movimento grevista são colados nas portas das agências.
“Algumas pessoas entendem o que a greve é, por exemplo, uma de nossas principais pautas é o aumento efetivo que diminui as filas. A população quando entende isso tem boa receptividade. Junto aos banqueiros a luta é contra o assedio moral que obriga o trabalhador a cumprir metas abusivas”, afirma o bancário Wagner Silva.
Nas abordagens junto a população os agentes dos bancários comunicam que foi solicitado  aumento de 30%, e que os banqueiros só aprovaram  5,5%. Pra o bancário Clemilson Toti, a proposta não cobre a perda do período inflacionado que o Brasil enfrenta.
Caixas Eletrônicos
Os saques noturnos são limitados a R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira. Para transferências de valores de banco para banco: a partir de R$ 1.000 para TED (a transferência cai no mesmo dia) e até R$ 5.000 para DOC.
Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:
Pagar contas: Pagamento de contas(não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; Pagamento e de cartão de crédito.
Saques e depósitos: Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).
Outros serviços: Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Correspondentes
Os correspondentes são: supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:
Pagar contas: Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
Sacar dinheiro e benefícios: Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético – limitado à R$ 1.000,00 ou três transações diárias.
Depositar: Em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1.000,00 ou em até três transações por dia.
Outros serviços: Consulta de saldos e extratos de contas correntes e de poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Internet banking
Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:
Consultas: Saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com Cartões de Débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas.
Pagamentos: DDA- Débito Direto Autorizado; Agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.
Transferências: Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.
Outros Serviços: Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.
Mobile banking
Por este canal, geralmente, é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado – DDA, mas este serviço varia conforme cada instituição e o seu relacionamento com o cliente.
Para ter acesso a este serviço, o cliente deve baixar o aplicativo (app) da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos.
 
Banco por telefone
 
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras, tais como pagamento de boletos não vencidos, contas de consumo (ex. água, luz, gás, telefone), consulta de saldos e pagamentos de impostos.
 
Pagamentos: Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.
Consultas: Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.
Agências bancárias: Se for indispensável ir até uma agência bancária, o cliente pode consultar o site BuscaBanco (www.buscabanco.com.br) da FEBRABAN, para localizar o endereço de agencias bancárias e postos de atendimento.
 
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