FÉ E DEVOÇÃO

Festejo de São Francisco segue até o próximo domingo

Festejo de São Francisco de Assis começou no dia 25 abrindo o Triênio de preparação para Jubileu de 50 anos

A Igreja Católica desenvolveu uma ampla programação com eventos no período do Pré-Festejo. No dia 23 de agosto, o pároco Frei Valdo celebrou a missa de bênção e envio das 11 imagens peregrinas com as capelinhas de São Francisco, que foram entregues aos representantes de cada uma das nove comunidades paroquiais (Matriz, Santa Luzia, Jesus o Bom Pastor, Santo Antônio, São José, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a nova de São Pedro, na Península da Ponta D´Areia), uma foi para o Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi e outra ficou para a peregrinação em escolas, comércios e entidades públicas ou privadas.
Essas imagens, ao longo do mês de setembro, visitaram os lares de diversas famílias para momentos de oração e espiritualidade.
Na celebração de lançamento do Pré-Festejo foram apresentados também o tema, o kit que está sendo vendido a apenas 25 reais (contendo camisa, vela com copo protetor de chama para a procissão, bolsa de tecido, adesivo, ventarola com a letra do hino e folder com a programação completa) e o banner litúrgico do novenário, mostrado pela família Lindoso Miranda, agente da Pastoral Familiar que ilustra a arte dos produtos (o pai Claydson, a mãe Francy e as filhas Andrezza e Maria Fernanda). No final, foi apresentado o Hino do Festejo 2015, composto em família (pelo pai Paulo Roberto Mendes, a mãe Maria Ney Araujo e o filho Paulo Roberto Araujo Filho, do Grupo Haylimme, do Bom Pastor), em parceria com o cantor e tecladista Rafael Rangel, e cantado na missa com apoio de Graça Eugênio e Robert Gonçalves Araújo.
São dez dias de Festejo em honra a São Francisco, contemplando as temáticas bastante atuais do Ano da Paz, do Sínodo das Famílias após o Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco na Filadélfia (EUA) e da Campanha da Fraternidade 2015 (Igreja e Sociedade).
A procissão de encerramento no dia 04 partirá do Memorial Bandeira Tribuzzi, na Península da Ponta D´Areia (concentração às 17h30), e os fiéis caminharão de lá até a Igreja Matriz para a Santa Missa a ser celebrada por Dom Belisário. Todas as noites, após as celebrações, haverá uma animada quermesse com atrações culturais e barraca com saborosos pratos.
Programação do Festejo:
7º DIA: 01/10 (Quinta-feira)
19h – Novena e Santa Missa
Subtema: A pregação do Evangelho
Noitários: Comunidade Nossa Senhora das Graças, Ordem Franciscana Secular.
8º DIA: 02/10 (Sexta-feira)19h – Novena e Santa Missa
Subtema: O Senhor vos dê a paz
Celebrante: Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Noitários: Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Pastoral da Comunicação.
9º DIA: 03/10 (Sábado)
17h – Bênção dos animais
19h – Novena e Trânsito de São Francisco
Noitários: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar.
10º DIA: 04/10 (Domingo) – Solenidade de São Francisco
8h30 – Santa Missa dos enfermos
Equipe Responsável: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, Legião de Maria, Ordem Franciscana Secular, Apostolado da Oração, Movimento Eucarístico Jovem.
Procissão
17h30 – Concentração no Memorial Bandeira Tribuzzi
18h – Saída da procissão em direção à Igreja São Francisco de Assis
19h – Santa Missa
Tema do Festejo: Com Francisco, queremos uma família evangelizadora para promover a paz na sociedade.
Celebrante: Dom José Belisário da Silva.
Noitários: Pastoral Litúrgica e todos.
Cerimônia fora da Igreja: descida das bandeiras.
Programação sociocultural
Todas as noites, após as missas, haverá quermesse animando o largo da Igreja, com barracas com comidas típicas, shows musicais, bingos e leilões.
01/10 (quinta) – 20h30: Banda Pastoral Familiar e 21h20: Mike Douglas (participação especial: Kelvin Jefferson)
02/10 (sexta) – 20h30: Ricardo Balic/RCC e 21h20: Dorivan Lima (Catedral da Sé)
03/10 (sábado) – 20h30: Roberto Ricci e 21h20: Louro Seixas
04/10 (domingo) – 20h30: Rafael Rangel e 21h20: Gabriel Melônio.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias