Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press.Brasil .
Candidatos se apressam para chegar a tempo de realização das provas do Enem
No primeiro dia de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alguns candidatos não conseguiram chegar a tempo. O fechamento dos portões de escolas e instituições de ensino ocorreu às 12h, horário local. Alguns concorrentes enfrentaram trânsito congestionado, ônibus lotado e correria. Outros se precaveram e saíram cedo de suas casas para não perder a primeira etapa de exames do Enem.
Quem saiu de casa cedo, mesmo enfrentando alguns pontos de engarrafamento, conseguiu chegar com certa tranquilidade nos locais de provas. Já alguns concorrentes não tiveram a mesma sorte e não puderam realizar as provas do exame de acesso ao ensino superior.
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press.Brasil .
Ana Carolina que estuda Economia não conseguiu tentar ingresso a um novo curso
Entre as razões alegadas estão o fluxo intenso de veículos no trânsito, dificuldade em encontrar o endereço do local de prova e imprevistos de natureza pessoal.
Um dos candidatos que enfrentou problemas foi a jovem Ana Carolina Pinheiro, 27 anos, que se preparou bastante para fazer o concurso, mas teve o trânsito como barreira. Chegou ao local onde faria prova poucos segundos após soar o alarme para fechamento dos portões. Moradora do bairro Vila Passos, Ana considerou contramão o local onde estava inscrita, uma faculdade no Renascença. Chegando ao bairro São Francisco foi detida pelo engarrafamento. “Nessa hora bateu uma tristeza e percebi que poderia não chegar a tempo”, lembra. Um pouco de tristeza, mas, para ela, não foi um grande problema. “Queria tentar outro curso e vou atrás de outra chance no próximo ano. Não foi dessa vez”, disse ela, que é graduanda do sexto período de Economia.
Neste sábado, serão aplicadas 90 questões de múltipla escolha nas áreas de ciências humanas e ciências da natureza. Cada uma contendo 45 questões. A prova terá duração de quatro horas e meia.
Enem 2015
Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press.Brasil .
Quem saiu de casa cedo, mesmo enfrentando alguns pontos de engarrafamento, conseguiu chegar com certa tranquilidade nos locais de provas
O Maranhão tem 270,6 mil inscritos no Enem que será realizado neste sábado e vai até amanhã, domingo. A menos de 48 horas do exame, 19,4% dos inscritos ainda não haviam checando seus locais de provas, que nesta edição foram disponibilizados exclusivamente pela internet.
Não ter acesso com antecedência ao cartão que informava dados do participante – data, hora e local de realização das provas – foi um dos problemas que dificultou o acesso dos alunos a esses locais. Muitos não calcularam o tempo de deslocamento do ponto de saída até a localização dos exames e acabaram chegando atrasados ou não entrando.
Os candidatos que não conseguiram realizar o primeiro dia do exame, estão automaticamente eliminados.