COMUNIDADE

Vila Cascavel e Pontal da Ilha recebem ações do Todos por São Luís

O programa leva ao bairro contemplado, durante toda a semana, oficinas de capacitação, serviços de infraestrutura e na sexta-feira ouve as demandas dos moradores

Vila Cascavel e Pontal da Ilha recebem ações do Todos por São Luís

As comunidades da Vila Cascavel e Pontal da Ilha receberam entusiasmadas mais uma edição do programa “Todos por São Luís”. Centenas de pessoas passaram pelos stands e aproveitaram todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Luís para os bairros no ato de culminância do projeto na comunidade, nesse sábado. O prefeito Edivaldo esteve mais uma vez ouvindo a população, recebendo apoio e as demandas de populares. Esta é a 17ª Edição do programa.

O programa leva ao bairro contemplado, durante toda a semana, oficinas de capacitação, serviços de infraestrutura e na sexta-feira ouve as demandas dos moradores, sempre dando encaminhamentos para solucionar os problemas. No sábado, uma grande ação social com a presença do prefeito e dos secretários leva uma série de atividades e serviços à comunidade e aos bairros do entorno. Uma vasta programação de serviços é articulada semanalmente nas áreas de educação, saúde, lazer, esporte e até no embelezamento, melhorando a autoestima das pessoas da comunidade.

O prefeito Edivaldo destacou o volume de obras na região e a receptividade do programa. “É mais uma oportunidade de ter o contato com a população. São centenas de ruas envolvidas. Nesta região temos uma ação com várias obras acontecendo, como a pavimentação aqui no Pontal da Ilha. Reunimos com a comunidade que tem o antes e depois da presença da Prefeitura. O bairro não tinha nada e hoje tem asfalto, sarjetas, calçadas. Hoje, quem conversa com as pessoas, ouve o sofrimento que era antes”, listou o prefeito Edivaldo.

Ele aponta que outros serviços na área de infraestrutura também chegaram ao local. “Ainda nesta região, demos a ordem de serviço de urbanização na Vila Cotia, no São Raimundo, do Residencial 12 de Outubro. Vamos começar nas próximas duas semanas a drenagem profunda da Avenida São Jerônimo, a avenida que leva ao Cruzeiro de Santa Bárbara. Em breve na Vila Vitória, na Vila Magril. Ou seja, toda uma região sendo beneficiada”, comentou Edivaldo.

A coordenadora do programa e primeira-dama Camila Holanda, afirmou que o papel social da geração de renda através dos cursos de capacitação é fundamental neste momento de crise econômica. “Os cursos de capacitação durante toda a semana dão uma oportunidade de renda, e, às vezes, a única oportunidade, já que hoje vivemos uma crise, as pessoas estão com dificuldades para conseguir trabalho. E a variedade de oficinas dá esta oportunidade. Neste dia D, vemos como a demanda é grande e as pessoas usufruem dos serviços. Esta é a administração participativa que o prefeito Edivaldo se propõe a fazer”, explicou Camila.

Foram realizadas oficinas de panificação, bombom regional, informática básica, culinária típica maranhense e educação ambiental. Eline Teresa, 37 anos, que ministrou o curso de panificação, ficou satisfeita com o resultado e a qualificação dos 30 alunos para uma profissão. “Foi muito importante. Percebemos o interesse e a vontade das pessoas de aprender. O que eles querem mesmo é ter uma oportunidade”, salientou.

No dia da culminância do projeto, o prefeito Edivaldo parou para ouvir todas as demandas. Também acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o prefeito dava os encaminhamentos e passava para o secretário, colocando a realidade do que era factível e os prazos em que poderia atender às demandas. Também era de infraestrutura a demanda de Maria José da Silva, a- Dona Zezé. Aos 83 anos, com muita disposição, Dona Zezé pediu asfalto para sua rua e se mostrou entusiasmada já com os serviços acontecendo. “Eu oro todo dia pelo prefeito desde a eleição dele. É como se fosse um filho pra mim. Eu disse que um dia ainda iria encontrar o Edivaldo e hoje eu consegui”, comemorou.

As lideranças comunitárias também conversaram com o prefeito Edivaldo e levaram as demandas das suas áreas. O líder José Policarpo Lopes, 63 anos, o Pé no Chão, falou da satisfação pela presença do prefeito e principalmente pelos serviços levados ao povo. “Tudo está dentro dos conformes. O programa está sendo um sucesso aqui e tenho certeza de que todos estão saindo satisfeitos”, disse.

Roda de Conversa

Na noite da última sexta-feira, dia 18,, o prefeito Edivaldo esteve na roda de conversa com lideranças comunitárias e população do bairro e adjacências na Casa de Eventos Alphaville no Pontal da Ilha para expor o plano de ação da administração municipal para os bairros.

Na ocasião, os lideres comunitários apresentaram as demandas de cada bairro da região do São Raimundo e também agradeceram pelo serviço de urbanização que acontece nessas comunidades, como é o caso do Jardim São Raimundo, que terá as 19 ruas do bairro asfaltadas.

“Uma reunião muito boa, com a presença do prefeito, dos secretários, onde podemos agradecer os serviços de urbanização que estão sendo feitos aqui para essas comunidades que eram esquecidas, mas também pedir que essas ações sejam estendidas para outras áreas. Nunca tivemos um prefeito que vem para a comunidade conversar com povo. Alegria saber que meu bairro fez parte dessa agenda”, destacou Edson Moraes, morador do Pontal da Ilha.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias