PRAZO

Universidades têm quatro dias para garantir participação na edição especial do projeto Rondon

O processo seletivo é destinado apenas às Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares

As Instituições de Ensino Superior (IES) maranhenses públicas e particulares têm mais quatro dias para realizarem suas efetivem suas inscrições e encaminhem propostas de trabalho extensionistas para participar do Projeto Rondon Regional/Especial, “Operação Bacuri” que ocorrerá, de 15 a 30 de janeiro de 2016, em dez municípios maranhenses inseridos no Plano de Ações ‘Mais IDH’.
A ação terá a execução do Ministério da Defesa, em parceira com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). O prazo para envio das propostas segue até a próxima segunda-feira (21).
O projeto integra o grande plano do governador Flávio Dino para a juventude e reforça o compromisso da gestão estadual em promover a participação dos jovens para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menor IDH do estado contribuindo, assim, para elevar os índices sociais do Maranhão.
O processo seletivo é destinado apenas às Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares do Estado do Maranhão. Para realizar a inscrição no Projeto Rondon Regional/Especial, as IES deverão acessar o site do projeto Rondon (projetorondon.pagina-oficial.com/portal/), preencher o formulário de cadastramento disponível no site e enviar as propostas, salvo em PDF, para o email: operacao.bacuri@defesa.gov.br
Cada Instituição de Ensino Superior poderá inscrever até cinco propostas de trabalho de caráter extensionista por campi, sendo duas dentro das áreas do grupo A, que abrangem as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e duas dentro das áreas do grupo B, que contempla as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho e uma na área de Comunicação Social, contemplada no grupo C.
O resultado final com instituições selecionadas para a Operação Bacuri será divulgado no dia 23 de outubro de 2015. Mais informações sobre a operação podem ser obtidas no portal da Secretaria de Juventude (www.juventude.ma.gov.br).
Para transformar a realidade
De acordo com a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, o principal objetivo da edição regional do projeto Rondon no Maranhão, é possibilitar que as mãos dos jovens maranhenses sejam instrumentos de transformação da realidade social local no estado. “A operação Bacuri vai possibilitar que a juventude contribua no projeto do Governo do Estado de participação popular como estratégia para fazer o grande processo de mudança do Maranhão”, comenta.
A secretária destaca ainda, a importância da adesão e participação das instituições de ensino superior no processo de execução do projeto, ressaltando que, nesta edição especial do Projeto Rondon, somente IES do Maranhão poderão se inscrever, fazendo com que apenas universitários maranhenses participem da operação, oportunizando aos jovens, que atuem como interventores sociais, executando ações que visem melhorar os indicadores sociais do seu próprio estado.
“É uma forma dos estudantes universitários se voltarem para a realidade do seu próprio estado, percebendo que realidade a população maranhense se encontra, de forma particular, nos municípios de menor IDH, que são o alvo do projeto, e dessa forma, executar ações de intervenção para melhorar essa realidade. Conhecendo e agindo nessas realidades, que não fazem parte do seu dia a dia, eles aperfeiçoarão seu olhar sobre a sociedade e tornem-se profissionais mais humanitários”, ressaltou a secretária de Juventude.
Operação Bacuri
O nome da operação lembra a tragédia de 12 jovens estudantes secundaristas do município maranhense de Bacuri, que tiveram suas vidas interrompidas quando iam da escola para casa, em abril de 2014. A Operação “Bacuri” será realizada de 16 a 30 de janeiro de 2016, contemplará dez municípios do Estado e terá como Centro Regional a cidade de São Luís.
Mais de 200 estudantes e professores universitários, de 20 Instituições de Ensino Superior (IES), trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem estar de comunidades carentes.
Durante a operação, os rondonistas poderão realizar diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e Justiça. Os estudantes poderão trabalhar, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.
Cada município receberá 20 voluntários de duas diferentes instituições de ensino superior. A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias