SENAI e Sebrae

SENAI e Sebrae iniciam 4º ciclo do Inova Moda no Maranhão

Projeto apoia a indústria da moda das micro e pequenas empresas, fortalecendo o segmento de vestuário e de confecção. Em São Luís, ação terá desfile de coleção para pets

SENAI e Sebrae iniciam 4º ciclo do Inova Moda no Maranhão

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira, 22, às 18h30, na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), empresários do ramo de confecção e moda do Maranhão participam do início do quarto ciclo do projeto Inova Moda, iniciativa nacional do SENAI e Sebrae que visa aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do segmento. Localmente, o projeto é desenvolvido pelo SENAI-MA e Sebrae no Maranhão, com apoio do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (Sindvest-MA).

SENAI e Sebrae iniciam 4º ciclo do Inova Moda no Maranhão

Na oportunidade, será lançado o caderno de tendências referente ao ciclo 4, intitulado “Movimentos”, com a palestra da designer do SENAI do Rio Grande do Norte, Dóris Lisboa. Também haverá o lançamento da Coleção Pet, voltada para cães, fruto da parceria entre o SENAI-MA e a empresa maranhense Chica Rica, desenvolvida com base no ciclo 3 do projeto, que abordou a temática “Inverno”.

“O maior objetivo do Inova Moda é fortalecer o segmento de vestuário e confecção no Estado, proporcionando o acesso dos empresários a novas tecnologias, conferindo assim, mais competitividade à produção local”, afirmou o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI), Marco Antonio Moura da Silva, que também é superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ambas entidades do Sistema FIEMA.
Ainda como parte da programação, estará exposta na FIEMA, a mini coleção de roupas inspirada no chifre do boi, criada pelo estudante do SENAI-MA, Willame Leite de Sousa Filho, um dos nove alunos do SENAI selecionados, entre 349 candidatos de todo o Brasil, para participar do projeto Brasil Fashion 2015, em São Paulo, no mês passado. As roupas de Willame foram apresentadas em um desfile no evento paulista e vestidas pela renomada modelo brasileira, Isabeli Fontana.
Parceria
Para a gestora do Sebrae no Maranhão, Rosângela Ribeiro Moreira, que está à frente do projeto Indústria de Pequeno Porte da Região Metropolitana de São Luís, parceiro no Inova Moda, a oportunidade é muito interessante para os empresários e empreendedores individuais maranhenses. “Como apoiador do projeto, o Sebrae no Maranhão está mobilizando todas as empresas que já integram o nosso projeto Indústria para participarem do lançamento desse novo caderno do Inova Moda”, disse.
Faz parte do projeto a execução de oficinas para empresários, empreendedores individuais, designers e costureiros, que terão a oportunidade de conhecer uma metodologia de produção, referência nos grandes centros, sob a orientação de designers de todo o Brasil, ligados ao Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI (SENAI CETIQT), maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção do país.
Serão quatro capacitações
Curso “Laboratório de Criativação”, Oficina “Desenvolvimento de Produto”, Oficina “Modelagem (Olhar da Forma)” e Oficina “Ensaio de Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção”, todas ministradas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI – Raimundo Franco Teixeira, em São Luís, no Monte Castelo.
O projeto tem o objetivo de atingir o Brasil, estimulando a criatividade, a inovação e capacitando profissionais para o uso de tecnologias praticadas em todo mundo, tudo isso, para aumentar a competitividade e a qualidade da produção do Maranhão.
Como funciona
O programa Inova Moda funciona da seguinte forma: os empresários das áreas de confecção e moda fazem suas inscrições. Depois disso, colocam o conteúdo das publicações (do caderno) em prática, o que ocorre durante as oficinas. Como ferramenta de trabalho, todos recebem os kits que, além das publicações, contêm materiais lúdicos de pintura e escrita, bloco de anotações, folhas de atividades, e painéis de textura e modelagem. O resultado final é a capacitação dos profissionais, que poderão aplicar em suas empresas o conceito de inovação adquirido.
Programação das oficinas:
1 – Curso “Laboratório de Criativação”. Dias 23 e 24/09. Das 8h às 18h. Consultor: Dóris Lisboa (SENAI – RN). Local: Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira (Monte Castelo)
2 – Oficina “Desenvolvimento de Produto”. Dia 25/09. Das 8h às 18h. Consultor: Dóris Lisboa (SENAI – RN). Local: Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira (Monte Castelo)
3 – Oficina “Modelagem (Olhar da Forma)”. Dia 29/09. Das 8h às 18h. Consultor: Imara Duarte (SENAI – PB). Local: Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira (Monte Castelo)
4 – Oficina “Ensaio de Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção”. Dia 30/09. Das 8h às 18h. Consultor: Imara Duarte (SENAI – PB). Local: Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira (Monte Castelo)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias