REGIÃO DE AMARANTE

Reserva Arariboia é atingida por incêndio e prejudica povos indígenas

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama/MA tenta conter o incêndio que já consumiu cerca de 20 km de matas

Foto: Reprodução.


Reprodução

A brigada do Prev-Fogo utiliza o bombeio de água e abafadores para impedir o avanço do fogo

A reserva Arariboia que abrange a região de Amarante, Arame, Buriticupu, Santa Luzia e Bom Jardim das Selvas permanece atingida por um incêndio que já dura dois dias.

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama/MA tenta conter o incêndio que já consumiu cerca de 20 km de matas. O desafio é grande porque a área total possui aproximadamente 338.000 mil km de extensão em matas selvagens.
A brigada do Prev-Fogo, que trabalha na reserva há mais de dois dias, utiliza o bombeio de água com o equipamento nas costas, além de abafadores para impedir o avanço do fogo.
A situação é emergencial e já colocou a FUNAI no Distrito Federal em alerta. O Ibama tem sido alvo de críticas por manter os carros estacionados nos pátios esperando padronização com a colocação de adesivos, enquanto o incêndio toma conta reserva Arariboia.

Setores ligados à causa indígena têm alertado as autoridades para o problema. O grupo APIMA (Amigos dos Povos Indígenas do Maranhão) informou que a Aldeia Jacaré da tribo Guajá, foi cercada pelo fogo e eles temem que haja vítimas no local. Informações ainda não confirmadas pelas autoridades.

As chamas prosseguem no interior da reserva e, vários povoados também foram atingidos. Os brigadistas fazem o que podem até receberem a ajuda esperada.
De acordo com o Portal de Monitoramento de Queimadas e Incêndios, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 2015, o Maranhão ocupa a terceira posição no ranking de focos de queimadas no país, atrás apenas dos estados do Mato Grosso e Pará.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias