Aprender e Transformar

Programa oferece 1.300 vagas gratuitas em cursos para grupos prioritários

A parceria entre Semcas e Casas Bahia oferece vagas para cursos nas áreas de empregabilidade, informática e empreendedorismo. As comunidades são mobilizadas por meio do Cras e Creas

Programa oferece 1.300 vagas gratuitas para cursos

Em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o programa “Aprender e Transformar” das Casas Bahia, está ofertando 1.300 vagas gratuitas para cursos nas áreas de empregabilidade, informática e empreendedorismo.

A Semcas tem atuado na mobilização da comunidade e, em especial, do público que não tem oportunidade de participar dessas atividades como pessoas atendidas pelo Centro de População de Rua, pessoas com deficiência, aqueles que estão em situação de abrigo institucional, além de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Para D. S. M, 28 anos, que é atendido desde 2013 pelo Centro de População de Rua Cohab/Anil, e hoje encontra-se em superação da condição de rua, fazer o curso de auxiliar administrativo é a porta de entrada para um novo futuro.
“Morei nas ruas durante três anos, onde esqueci o gosto pela vida ao me afundar cada vez mais no mundo das drogas. Desde que comecei a frequentar o Centro Pop e a participar das atividades, tudo mudou. Foi difícil, mas hoje consegui superar os desafios e com esta nova oportunidade que bate à minha porta de poder participar deste curso, espero conseguir um emprego e construir um futuro longe das drogas e das ruas”, disse.
De acordo com a secretária Andreia Lauande, a Semcas se empenhou em priorizar o público que normalmente não tem condições de ter acesso a cursos de qualificação profissional. Além de atender a comunidade, a preocupação está em ofertar ao público atendido pela Semcas, oportunidade de crescimento profissional e perspectivas de um futuro. “No Centro Pop, temos 23 pessoas participando ativamente do Aprender e Transformar. A partir disso, eles poderão adquirir independência financeira e uma boa colocação no mercado de trabalho, buscando dessa maneira novos horizontes, transformando a realidade vivida”, disse a titular da pasta.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Programa Aprender e Transformar proporciona qualificação para público prioritário da Semcas

A Semcas mobiliza as comunidades através dos Centros de Referência e Centros Especializados de Referência de Assistência Social, Cras e Creas, dos territórios Coroadinho e Bairro de Fátima. Foram direcionadas mais 700 pessoas que fazem parte do público atendido pela Secretaria nas comunidades, além do direcionamento prioritário de adolescentes em cumprimento de medidas Socioeducativas em meio Aberto, pessoas atendidas pelo Centro de População de Rua, pessoas com deficiência e aqueles que estão em situação de abrigo institucional, inclusive na rede conveniada.

A dona de casa Dulcinéia Lima Nascimento, que está fazendo o curso de Técnicas de Assistência de Vendas, considera uma grande oportunidade de aprendizado e qualificação profissional. “Estou gostando e fico muito feliz em ter a oportunidade de ter mais conhecimentos, aprender coisas novas. Tudo bem pertinho de casa. É a primeira vez que faço algo direcionado para vendas. Como já fiz anteriormente um curso de bordados, pretendo usar tudo que aprendi aqui para comercializar melhor minhas mercadorias”, disse.
Todos os dias são abertas novas vagas para os cursos e palestras Aprender e Transformar, que são gratuitos e abertos para pessoas a partir de 14 anos de idade e são ministrados de segunda a sábado, das 9h às 18h. Alguns cursos de informática são ministrados para adolescentes a partir de 12 anos. O Programa inclui o módulo Kids que acontece aos sábados e contempla atividades de inclusão digital, nas quais crianças com idade entre 7 e 12 anos têm acesso a conhecimentos básicos de informática e como navegar com segurança na internet.
Empregabilidade
Nos cursos de empregabilidade, quem busca o primeiro emprego encontra informações e orientações que auxiliam na preparação para entrevistas e oportunidades no mercado de trabalho, além de noções de auxiliar administrativo, técnicas de vendas, preparação para o primeiro emprego e saúde financeira.
Já no setor de empreendedorismo, a comunidade tem acesso a conhecimentos nas áreas de finanças, marketing, operações, comunicação e eficiência energética e Empreendedorismo Cultural, para promover reflexão sobre o mercado cultural e oportunidades existentes na área.
Informática
A área de informática oferece nove opções de cursos: Introdução à Informática, Word, Power Point, Excel, Internet para Comunicação (aprender a utilizar os meios de comunicação online), Internet para Serviços (aprender a utilizar serviços online), Multimídia (funções básicas de edição de áudio, vídeo e imagem), Novas Tecnologias e Mobilidade (armazenamento de arquivos em nuvem) e Desenvolvimento Básico de Aplicativos (conhecer as plataformas online para criação de aplicativos).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias