CORONAVÍRUS

No Maranhão

6822
95323
73847
2357
ECONOMIA

Produção de soja em agosto aponta 11,8% de aumento em relação a 2014

A recuperação do preço desse grão no mercado internacional, aliado à desvalorização cambial, estimulou os produtores

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) publicou, a nota mensal de produção agrícola, que trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas do Estado, referentes à estimativa do mês de agosto de 2015.
De acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa agrícola referente a agosto de 2015 aponta que a produção de grãos no Maranhão permanecerá constante em comparação a 2014, apesar da revisão para baixo em relação ao mês anterior.
Em relação à cultura da soja, a estimativa da produção no estado vem crescendo, desde o início do ano, saindo de 1.946 mil toneladas em janeiro para 2.097 toneladas em agosto, o que representa um acréscimo de mais de 220 mil toneladas, ou seja, 11,8% em relação à safra do ano anterior. A recuperação do preço desse grão no mercado internacional, aliado à desvalorização cambial, estimulou os produtores.
A análise apresentada pelo IMESC utiliza os prognósticos mensais do LSPA divulgado pelo IBGE por ser uma fonte de informação produzida pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias, formado por um conjunto de instituições que possuem informações sobre a agricultura.
Sobre o LSPA
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA é uma pesquisa que faz acompanhamento conjuntural da safra agrícola, que adota diferentes procedimentos em seu processo de investigação, de acordo com as diversas características de cada cultura. As informações estão disponíveis sob a forma de publicação mensal contendo os dados de área, produção e rendimento médio, em nível de produto e unidades da federação.
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias