NOVO CICLO

Primavera: a estação das flores chega com seu encanto

Começa a partir de hoje a estação que é considerada uma das mais bonitas do ano: A primavera. Na cidade, o desabrochar das floragens pode ser percebido nos coloridos dos ipês.

Foto: Diego Chaves / O Imparcial .


Diego Chaves / O Imparcial

Florada de Ipê-amarelo, inicio da primavera 2015

Estação conhecida como a época das flores, do desabrochar das floragens, das folhagens, a primavera, segundo o calendário, inicia-se hoje, dia 23. Além da referência às florações, a estação é caracterizada por um clima mais ameno, oscilando entre o quente do verão e o frio do inverno – porém, mais brando. “Temos a primavera aqui, por estarmos no Hemisfério Sul, mas não é uma estação bem definida como na região subtropical, que engloba Sul e parte do Sudeste”, explica o meteorologista do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Márcio Elói. Ele acrescenta que isso acontece com as demais estações – inverno, verão e outono. De acordo com o calendário, a estação encerra seu ciclo dia 22 de dezembro.

A estação das flores é percebida em maior grau nas regiões de clima temperado, a exemplo de São Paulo e Santa Catarina, diz o meteorologista. Nestas regiões, há espécies de flores características do período, pelo fato de por lá a estação ser mais acentuada
Já no Maranhão, há espécies da flora próprias da primavera, mas não florescem especificamente no período. Um exemplo é o ipê, que nesta estação costuma colorir a paisagem. Na região sul do Maranhão, que enfrenta clima quente e seco, sem chuvas, os ipês já floresceram, se antecipando à estação. “Isso porque têm a capacidade de armazenar água no seu sistema radicular e ocorre essa antecipação na nossa região”, justifica Márcio Elói. Ele acrescenta que no Maranhão há outras espécies da estação – flores e frutos –, mas que não florescem. “Diferente do que ocorre nas regiões subtropicais e de clima temperado”, reitera.
Estas florações também podem ser típicas do outono, como o caju e outras espécies tropicais, que florescem o ano todo, e não na estação específica. Isso devido à característica do clima que predomina no estado: quente, de temperaturas elevadas e pouca chuva. A média da temperatura desta estação é 30 graus, considerada quente. “Um período que chove pouco e o clima é quente e seco. O que prevalece é a quantidade de radiação solar – elevada – e o comprimento do dia, que é mais longo, o que chamamos de fotoperíodo”, exemplifica o meteorologista.
A floração pode ser típica, como o caju no outono, ou espécies tropicais que não florescem apenas na estação, mas o ano todo. Como parte integrante do Hemisfério Sul, pois ocorre em todo o Hemisfério, temos as quatro estações, mas não bem caracterizadas como na região subtropical do país – Sul e Sudeste. Segundo o meteorologista, nossa região recebe muita radiação e temos flores tropicais próprias e que não necessariamente apresentem floração só na primavera, mas todo o ano. Márcio Elói explica que a primavera no Maranhão é diferenciada “por termos as flores tropicais adaptadas à nossa região”, conclui.
Flor do outono
O ipê-rosa, uma árvore da América do Sul, se destaca na época do outono, não só pela quantidade existente, mas pela bela imagem que proporciona. No outono, costuma florescer. A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores – amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas pai¬sagens do país. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas das flores.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias