SEGURANÇA

Polícia reforça patrulhamento na Região Metropolitana

De acordo com o planejamento montado, as ações da PM foram distribuídas com base nos dados do Centro Integrado de Operações de Segurança

Dois mil homens serão empregados pela Polícia Militar durante o feriado da independência em toda a Região Metropolitana. As ações começam a partir desta sexta-feira e se estende até terça-feira dia 8 de setembro, data de comemoração do aniversário de fundação de São Luís. O planejamento montando pelos Comandos de Áreas Metropolitanas (CPAM) I, II e III cobrirá todos os eventos festivos, religiosos, artísticos, shows e áreas da orla marítima. As ações do policiamento ostensivo que são realizadas periodicamente nos bairros, continuarão sendo executadas sem comprometimento do efetivo.
“A Polícia Militar estará mobilizada para garantir que tenhamos um feriado tranquilo e com segurança. O planejamento leva em consideração as festividades em comemoração ao aniversário de São Luís sem deixar de garantir a segurança em todos os outros eventos espalhados pela cidade. Tanto o cidadão maranhense quanto o turista, podem ter total certeza que a Polícia Militar vai atuar em todo o estado”, garantiu o coronel Marco Antônio Alves, comandante geral da Polícia Militar.
De acordo com o planejamento montado, as ações da PM foram distribuídas com base nos dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que elencou os pontos com maior registro de criminalidade. Além destes pontos, a PM destinou equipes para atuar no jogo do Sampaio contra o Náutico, na terça-feira e no desfile de 7 de Setembro, na Avenida Vitorino Freire.
“Nosso foco será continuar combatendo os homicídios e para isso, vamos intensificar as ações de apreensão de armas e também de drogas. Vamos concentrar as ações para evitar os assaltos e diminuir significativamente os dados registrados”, pontou o coronel Pedro Ribeiro, do CPAM I.
Durante o feriado prolongado será empregado o policiamento nas modalidades a pé, por viaturas e montado. O patrulhamento contará com equipes dos 1º, 6º, 8º, 9º, 13º e 21º BPM que estarão divididos em vários pontos da cidade fazendo o policiamento a pé e por viaturas. Equipes do Batalhão de Choque (BpChoque) e da Rotam, subordinados ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) também integrarão as ações a fim de garantir a segurança desde a sexta-feira até a terça-feira dia 8 de agosto.
Equipes do 1º Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) estarão também distribuídos em pontos estratégicos. O Centro Tático Aéreo (CTA) realizará o patrulhamento aéreo de toda a cidade e a Companhia de Policiamento de Turismo (CpTur) irá atuar em toda a orla marítima de São Luís.
Entradas e saídas de São Luis
Nas entradas e saídas de São Luís, o CPAM III intensificou o policiamento a fim de evitar que armas e drogas entrem na cidade. Um dos pontos que receberá reforço no patrulhamento é o Terminal da Ponta da Espera.
O coronel Egídio Amaral, do CPAM III, afirmou que os policiais militares estarão atentos nos horários de saída e chegadas dos ferrys a fim de impedir que nenhum suspeito entre com armas em São Luís. “Será uma ação conjunta com as equipes do 10º BPM de Pinheiro que estarão no Cujupe para impedir que criminosos embarquem com armas ou escolha essa rota como fuga. No Terminal da Ponta da Espera vamos estar atentos a todos que passaram por lá. Vamos realizar abordagens em carros e pessoas”, disse o coronel Egídio.
Aniversário de São Luis
O coronel Pedro Ribeiro, do CPAM I, garantiu que as comemorações na Praça Maria Aragão receberão reforço na segurança militar. “O 9º BPM, responsável pela área, já está com o esquema de segurança todo montado. Homens a pé e por viaturas do Grupo Tático Móvel (GTM) e equipes de motocicletas estarão no local garantindo um deslocamento tranquilo das pessoas. O Centro Tático Aéreo (CTA) também estará com ações neste dia”, afirmou o oficial da PM.
Festejo de São José de Ribamar
Para o festejo de São José de Ribamar o planejamento especial garante a segurança e tranquilidade dos fieis durante as comemorações ao padroeiro do Maranhão. As homenagens ao santo se estendem até domingo (6), na cidade balneária. Na região, as ações da Polícia Militar estão sendo coordenadas pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano II (CPAM).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias